Como curar enjoo de ressaca? Confira dicas de especialistas para dias de exagero

Festas, fim de ano, e claro, o brasileiro aproveita para comemorar e também “bebemorar”. E o resultado do exagero nas bebidas alcoólicas é a ressaca, que aparece no dia seguinte trazendo um mal estar e um enjoo terrível. Mas hoje o SaúdeLAB vai te ensinar como curar o enjoo de ressaca de maneira prática e eficiente.

Aliás, juntos com as festas, o calor chegou e não está dando tréguas. Associado com a flexibilização do isolamento social em muitas partes do país, muitas pessoas estão aproveitando para “enfiar o pé na jaca” e tomar aquela bebidinha. Isso não é um problema, pelo contrário, afinal, foram meses trancafiados dentro de casa por conta da pandemia.

Primeiramente, o que se deve ter em mente, é que não existem ações milagrosas, mas sim, dicas para amenizar as sensações ruins. Durante a ressaca, o corpo acaba passando por muitos processos incômodos na tentativa de ir eliminando a bebida, e o enjoo é um deles. Entretanto, até que o álcool se metabolize e seja excretado, tal mal pode ser diminuído. Confira!

Como curar enjoo de ressaca de uma forma mais tranquila?

A ressaca se caracteriza por incômodos e dores no corpo, boca seca, vômito e náusea. Essas reações são comuns do organismo, uma vez que ele está passando por uma intoxicação alcoólica. Mas, entre todos os sintomas, ao que parece, o enjoo, é um dos piores, onde todo mundo busca se livrar logo.

Paulo Olzon, professor de infectologia e clínica médica na Unifesp, afirma que não existem métodos milagrosos para ter como curar enjoo de ressaca de uma hora para outra. Uma dica simples, mas bastante eficaz é consumir bastante água entre as doses de bebidas. “Manter-nos hidratados, diminuí a concentração do álcool na corrente sanguínea e elimina mais aldeídos. Assim, se diminui a chance de ter ressaca”, ele explica.

Ademais, a boa notícia é: a pior parte do enjoo passa sozinha ao longo das horas. Mas, enquanto isso não acontece, veja o que dá para fazer para ajudar o organismo a não ficar tão sobrecarregado e sair logo dessa. Veja só!

Confira também: Suco detox para curar ressaca: chega de sofrer porque exagerou no álcool; confira 3 opções

Não se afunde nas xícaras de café

O café provavelmente vai proporcionar energia para conseguir enfrentar a ressaca, bem como a enxaqueca, mas não exagere. O café auxilia na eliminação da água através da urina, o que agrava mais ainda os sintomas de desidratação. Portanto, para ter como curar o enjoo de ressaca, tome somente uma xícara pequena ao acordar.

Consuma sucos naturais e frutas

Sucos naturais têm minerais, vitaminas e antioxidantes, substâncias que auxiliam a acabar com a ressaca, pois contribuem com a desintoxicação do corpo. Além do mais, o açúcar das frutas repõe a glicose perdida sem exageros.

Para ajudar no enjoo, coma mel

É ruim comer quando se está enjoado, mas alimentos de fácil digestão, tais como torradas e cereais podem ajudar. Melhor ainda se você acrescentar um pouco de mel, uma vez que ele contém frutose, o açúcar das frutas, rico em propriedades anti-inflamatórias, ótimas para o organismo se livrar de todo mal-estar.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Não se automedique

Recorrer a anti-inflamatórios ou analgésicos é comum, mas a automedicação é extremamente perigosa. Anti-histamínicos, por exemplo, contidos em alguns remédios, causam sonolência. Isso reduz a capacidade de reflexos e a capacidade motora. Assim, um comprimido de ácido acetilsalicílico, da mesma forma que melhora a dor de cabeça, também pode causar sérias irritações no estômago.

Embora tais dicas ajudem a ter como curar enjoo de ressaca mais facilmente, o remédio mais eficaz é não sentir nada disso. Dessa forma, a recomendação é que se evite o exagero, os consumos excessivos. Beber com moderação é a forma mais segura de se divertir sem comprometer seu organismo no dia seguinte.

Use chá de gengibre

Você sabia que o gengibre é um aliado para curar enjoo de ressaca? Essa raiz medicinal ajuda na reposição da glicose, digestão e relaxamento gástrico, dessa maneira alivia os desconfortos estomacais.

Para fazer o chá, basta pegar 2 porções pequenas de gengibre e ferver por 5 minutos em 200ml de água filtrada. Aguarde esfriar um pouco e beba devagar. Se preferir, acrescente uma colher de mel, frutas cítricas como limão ou laranja.

Leia mais: Benefícios da água com limão: será que emagrece? Veja como fazer e para que serve

Compartilhe este conteúdo
Avatar photo
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS