Tudo Sobre a Corrida Para Iniciantes: Aprenda a Correr Já

Quer saber tudo sobre corrida para iniciantes sedentários? Saiba como começar

corrida para iniciantes

Se você está procurando dicas de corrida para iniciantes, veio ao lugar certo. Começar a correr parece simples e fácil, mas se você começar errado, vai ganhar vícios que podem prejudicá-lo a longo prazo. Para começar, nem todo o mundo pode correr. É preciso, antes de dar início ao exercício, falar com um médico primeiro e garantir que você realmente pode se lançar de cabeça no exercício.

A corrida é um exercício muito completo que trabalha sua resistência cardiorrespiratória, seus músculos dos membros inferiores e da parte abdominal e que estimula o emagrecimento. Aliás, essa é uma das principais razões pela qual as pessoas busca dicas de corrida para iniciantes, seja na rua, ou na esteira.

O mais importante, contudo, é você saber que não pode passar de uma vida completamente sedentária a um maratonista campeão. Ninguém começa a correr da noite para o dia e é preciso muita força de vontade e disciplina para chegar lá. É assim necessário saber como correr corretamente para evitar lesões.

Se você quer deixar de ser um atleta de fim de semana e passar a se dedicar, confira as dicas abaixo!

5 Dicas de corrida para iniciantes

Existem pelo menos cinco coisas fundamentais na corrida para iniciantes que muitas pessoas se esquecem completamente. Se você corre sozinho e sem orientação, então precisa prestar ainda mais atenção!

1. Comece devagar

Não vai ser na sua primeira corrida que você vai atingir o pace do Usain Bolt. A corrida é um esporte de resistência: física, muscular e cardiorrespiratória. Se você está vivendo uma vida sedentária e de repente se lembrou que precisava se movimentar, não comece correndo imediatamente, pois vai fracassar e poderá até se lesionar.

Organize o seu tempo para criar uma rotina e comece com caminhadas. Mas não é para ver vitrine de loja! As caminhadas precisam ser consistentes e constantes. Você pode começar com 25 a 30 minutos todos os dias. Vá aumentando a velocidade dos passos conforme for se sentindo confortável.

Isso ativará sua musculatura dos membros inferiores e você irá sentir uma mudança quase que imediata. É normal que você se sinta cansado já nas primeiras caminhadas, não desista. É importante também fazer outros exercícios de reforço muscular. Não é fã de academia? Pode apostar em aulas de crossfit, pode subir e descer escadas e pode até baixar um aplicativo para emagrecer para fazer exercícios em casa.

Quando você sentir que caminhar e fazer musculação são duas atividades fáceis e que já não lhe causam mais fadiga, pode começar a corrida. Nas primeiras corridas, você deve alternar caminhada com corrida lenta, para não sobrecarregar seu sistema cardiovascular.

2. Seja metódico

Existem vários modelos de planilha de corrida para iniciantes disponíveis na internet. Além disso, você pode utilizar aplicativos, pulseiras inteligentes e até pagar um Personal Trainer para ajudá-lo com treinos mais personalizados.

A corrida exige continuidade e disciplina. Se você correr oito quilômetros hoje e ficar uma semana parado, na outra não vai conseguir correr nem três quilômetros. A evolução é progressiva e precisa de organização.

Faça um esquema em que você pratica a sua caminhada com corrida pelo menos três vezes por semanas. Tente colocar os dias espaçados, pois o intervalo também é importante e muita gente peca em seguir sem parar.

O descanso não consiste em apenas ficar um ou dois dias sem correr ou praticar atividades físicas. Nos dias de descanso, você precisa se alimentar bem e dormir bem. É durante o sono que produzimos células novas e melhoramos o desenvolvimento muscular.

3. Mude a sua alimentação

alimentação para corredores

Falando em comer melhor, o que você ingere diariamente afeta o seu desempenho. Alimentos gordurosos, pesados e pobres em nutrientes deixam você mais lento e menos disposto. Procure ter uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos complexos.

Lembre-se que antes da corrida, você deve se alimentar e prefira, nesse momento, alimentos ricos em calorias e carboidratos. Durante a corrida, o seu cérebro vai precisar dessa energia extra.

Evite bebidas açucaradas energizantes e não dependa do café se vai começar a fazer um treino de corrida para iniciantes. A cafeína em excesso pode sobrecarregar o seu coração e tirar seu sono à noite. Uma boa ideia é procurar um nutricionista especializado, para criar um plano alimentar adequado as suas necessidades.

Não se esqueça da água. A hidratação é um ponto crucial na vida do corredor. Seus músculos precisam de água para se recomporem. Leve sempre uma garrafinha para o treino e beba água antes e depois de cada sessão.

4. Conheça seu corpo

Quem sabe seus limites é você! Respeitar aquela fisgada na coxa, aquele dia de exaustão e outra dor de cabeça é importante para ter um bom desempenho. Pare quando sentir que é preciso parar e descanse até ao seu próximo treino para iniciantes.

A corrida é um exercício mais intenso sim, mas não é algo que você faz sentindo que vai morrer. É bom ter essa noção, pois ao praticar a corrida no dia a dia você não está competindo com ninguém além de si mesmo.

Outro fator importante sobre o seu corpo é a forma como você se movimenta ao correr. Lembre-se de mexer os braços para dar mais ergonomia ao corpo e facilitar o seu deslocamento. Procure pisar com o pé todo no chão, desde o calcanhar até a ponta. E tente sempre manter a postura ereta, para não provocar lesões ou dores pós-treino.

Para evoluir de forma rápida e segura, procure os melhores tênis para corrida e os mais adequados e de boa qualidade. Não economize no tênis! Leve em consideração que essa será a sua principal ferramenta de treino.

Leia também: Top 10 dos melhores tênis Nike para corrida.

5. Não comece sozinho

Uma das dicas mais relevantes de corrida para iniciantes é correr em grupo. A principal vantagem de não ir sozinho é que você ganha mais estímulo para treinar. Além disso, você vê que os outros têm as mesmas dificuldades que você!

Até para fazer um treino de corrida para iniciantes emagrecerem juntos pode ser mais fácil em grupo. Se você não tem amigos corredores, aposte nas redes sociais ou junte-se a um grupo de uma academia. Não tenha medo de correr com estranhos.

Os grupos têm mostrado efeitos positivos em pesquisas científicas. Com outras pessoas fica mais fácil também de manter um pace confortável durante longas distâncias.

 

Leia também: O Que Comer Antes de Correr? Dicas de alimentação

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik