Book Appointment Now
Como saber se treinos curtos são eficientes para mim?
Existem diversos tipos de treinos e atividades físicas e é importantíssimo descobrir quais desses exercícios você consegue ter uma melhor adaptação para poder assim trabalhar melhor cada um deles e obter os melhores resultados. Então, para te ajudar de uma vez por todas, o SaúdeLab vai mostrar hoje a resposta para a seguinte pergunta: como saber se treinos curtos são eficientes para mim? Siga na leitura para conferir!
O que são os treinos curtos?
Se você tinha em mente uma ideia de que para dar resultado o treino precisa ser longo, saiba que isso não é 100% verdade. Há vários treinos curtos que podem ser ainda mais eficientes.
Então, estamos falando daqueles treinos que duram até no máximo 40 minutos e possuem maior carga de intensidade. Muitos especialistas consideram, inclusive, essa prática como a que mais consegue trazer resultados.
Portanto, veja em seguida dicas que vão te ajudar a descobrir se esse estilo de treino é o mais adequado para os seus objetivos.
Como saber a eficiência?
A primeira coisa a se considerara a respeito desse estilo de treino é que ele precisa de uma carga de intensidade muito maior, justamente para aproveitar o tempo mais curto. Ou seja, se a sua resistência física não está em dia, não adianta recorrer a esse tipo de treino se não for possível conseguir exercer as atividades na intensidade recomendada.
Quem pode fazer esses treinos?
A realização de treinos de menor duração pode ser feita tanto por quem está com o objetivo de ganhar massa muscular e ficar mais forte, adotando um estilo de vida como bodybuilder, por exemplo, como também por quem deseja ajustar as medidas do corpo e emagrecer.
No entanto, fica um alerta muito importante: jamais faça exercícios de alta intensidade sem contar com a orientação de profissionais especializados na área. Esse tipo de atividade, se feita do jeito errado, pode levar a lesões. Por isso é preciso esse cuidado e orientação.
Dicas de treinos curtos
- Treino tabata: consiste na realização de exercícios durante quatro minutos, sendo eles 20 segundos de repetições em alta intensidade e descanso por 10 segundos. A série precisa ser repetida por oito vezes.
- HITT: conhecido como treino intervalado de alta intensidade, esse método de exercício tem se tornado um dos queridinhos na atualidade. Você deve praticar exercícios muito intensos, intervalados com atividades mais leves.
- Exercícios simples: atividades como flexões, abdominais e barras podem ser opções de exercícios de alta intensidade, feitos com várias repetições e sem a necessidade de ir à academia ou de utilizar equipamentos de musculação.