Book Appointment Now
Como saciar a vontade de comer doce? Confira 06 dicas para manter o foco na dieta
Um docinho após o almoço sempre vai bem, não é verdade? Porém, muitas pessoas têm dificuldade em regular a quantidade de doces que são ingeridos cotidianamente. Assim, se você quer reduzir o consumo de açúcar, algumas estratégias podem te ajudar nesse sentido. Veja hoje 6 dicas importantes que o SaúdeLab preparou para saciar a vontade de comer doce!
Comer doce: por que reduzir o açúcar?
O açúcar é um carboidrato que faz parte da composição de diversos alimentos. Todavia, seu consumo diário não deve ultrapassar 25 gramas, o que equivale a 9 colheres de chá. Mesmo assim, de acordo com estudos recentes, mais da metade da população brasileira consome cerca de 50% a mais do que esse valor. É importante encontrar opções de substituí-lo.
É aí que mora o perigo: o açúcar ingerido em excesso é processado de forma mais rápida pelo organismo, gerando gordura corporal e uma sobrecarga ao pâncreas. Em longo prazo, isso acarreta vários problemas, como aumento de peso, obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes, aumento do colesterol, inflamações crônicas e até doenças hepáticas.
Assim, é mais do que necessário regular a quantidade de açúcar que ingerimos todos os dias. Por isso, se você acha difícil saciar a vontade de comer doce, saiba que existem estratégias que podem te ajudar. Confira abaixo!
Dicas para saciar a vontade de comer doce
Invista em pequenas porções
Se você gosta muito de comer doce, saiba que não é necessário cortá-lo por completo da sua vida. Na verdade, o segredo está na quantidade que você ingere. Assim, ao invés de comer uma barra inteira de chocolate, selecione apenas uma pequena parte dele. Do mesmo modo, evite comprar barras grandes ou caixas de doces. Quando bater aquela vontade, coma apenas uma porção. Com o tempo você se acostuma!
Leia mais: O que comer no ENEM? Veja sugestões de lanchinhos práticos
Faça boas escolhas para saciar a vontade de comer doce
Grande parte dos doces industrializados não contém apenas um grande teor de açúcar, mas também um nível alto de gorduras que fazem mal ao organismo. Assim, ao invés de consumi-los, opte por produtos mais naturais, como aqueles feitos à base de frutas e castanhas, como barrinhas de cereais e saladas de frutas. Da mesma maneira, se o chocolate é indispensável para você, prefira aqueles feitos com maior teor de cacau.
Regule a sua alimentação
Comer em intervalos de 3h em 3 horas vai fazer com que você sinta menos vontade de comer doce. Além disso, nunca consuma doces em jejum, pois a vontade de aumentar a dose será grande. Ao invés disso, prefira comê-los sempre após as refeições, pois você já estará saciado e, assim, sentirá menos vontade de comer doce.
O segredo dos nutricionistas: coma alimentos com triptofano
Por fim, selecionamos aqui uma dica de ouro. Que tal investir em alimentos com triptofano? Isso porque essa substância atua na produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”, ajudando a diminuir a ansiedade de quem consome muito doce. Dessa maneira, insira na sua rotina alimentos como abacate, banana, amendoim, queijo, castanhas e ovos. Uma bela vitamina de abacate ou banana, por exemplo, além se ser saudável, irá saciar vontade de comer doce. Conheça mais do triptofano a seguir!
Leia mais: Carboidrato não é vilão, mas deve ser consumido com cuidado
TRIPTOFANO: para que serve?
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.
Acompanhe mais informações no vídeo!