Book Appointment Now
Tem como tirar bicho-de-pé com gelo? Entenda como resolver o problema
À primeira vista, o bicho-de-pé é um problema bastante comum e que não costuma ser grave para a nossa saúde. Contudo, isso definitivamente não impede ele de ser incômodo e desagradável. Felizmente, existem formas bem eficientes de combater ele. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e aprenda a como tirar bicho-de-pé com gelo e se livrar desse problema.
Sem dúvidas, existem muitas dicas caseiras que são extremamente úteis para o nosso dia a dia. Entretanto, algumas delas, especificamente as dicas caseiras de saúde, não são sempre seguras ou eficientes. Logo, é muito importante ter cuidado com elas para evitar problemas de saúde. Isso inclui a a dica de tirar bicho de pé com gela, que apesar de ser simples, merece a nossa atenção.
Como tirar bicho-de-pé com gelo?
Por incrível que pareça, o gelo é comumente usado para parasitas como o bicho-de-pé. A baixa temperatura e choque térmico que ele proporciona possibilita um processo chamado de crioterapia. Uma das vantagens desse processo é a sua simplicidade, visto que ele se consiste basicamente em aplicar gelo na pele. E com a crioterapia, é possível combater o bicho-geográfico, por exemplo. Por isso há quem busca aprender a como tirar bicho-de-pé com gelo.
Porém, as características e fixação do bicho-de-pé são um pouco mais problemáticas que a de outros parasitas do tipo. Com isso, infelizmente, não há como tirar bicho de pé com gelo completamente. Em compensação, ele não é totalmente inútil para o problema. O bicho de pé costuma causar bastante coceira, e esta por sua vez realmente pode ser amenizada através da aplicação do gelo.
Ou seja, você pode usar o gelo no bicho-de-pé para amenizar o seus sintomas, como a coceira, mas ele precisa ser removido mecanicamente por um especialista utilizando agulhas estéreis.
Por que o bicho-de-pé consegue resistir?
De maneira geral, o bicho-de-pé é um tipo de pulga que costuma estar presente sob pelos de animais ou sob o solo. Quando ele entra em contato com a pele, é capaz de penetrar nela, causando coceira, manchas vermelhas, dores, nódulos brancos e desconforto generalizado. Por ser um tipo de parasita, ele tende a uma boa resistência natural. Mas a forma em que o bicho-de-pé se fixa contribui ainda mais para isso.
No caso, o parasita em questão se alimenta da nossa pele. Conforme ele à consome, ele vai se tornando cada vez mais profundo. E com isso a dificuldade em combatê-lo aumenta. Sem falar que os danos a saúde são acentuados significativamente. Em alguns casos, o bicho-de-pé consegue favorecer infecções, necroses e até mesmo deformidades na região afetada.
O que de fato funciona para combater o problema?
Sabendo que não há como tirar bicho-de-pé com gelo, é necessário conhecer os métodos que realmente são eficazes. Obviamente que, antes de testar qualquer um deles, o primeiro passo deve ser consultar um dermatologista ou outro médico. Dessa forma é possível obter medicamentos e pomadas que são um tratamento definitivo para o problema.
Dito isso, se você ainda estiver procurando por métodos caseiros, uma das melhores opções é a própolis. Esse produto é conhecido por reforçar nossa imunidade, mas se aplicado diretamente sob o bicho-de-pé, ajuda a eliminá-lo. Outro alternativa o vinagre com calêndula, que são produtos antimicrobianos e antissépticos. Lavar os pés com uma mistura dos dois é bastante eficaz contra o bicho-de-pé.
Leia mais: