Como usar a yoga para tratar problemas ginecológicos; confira agora

Problemas ginecológicos são os que mais incomodam as mulheres no dia a dia. Bem como, isso acontece com todas e em qualquer idade. De fato, nem todos os remédios são milagrosos e é preciso outras intervenções.

Neste sentido, o Blog Saúde Lab trouxe uma super novidade e que pode melhorar o seu dia cada vez mais. Você já ouviu falar de como usar yoga para tratar problemas ginecológicos? Pois saiba melhor abaixo como você pode fazer isso e encaixar na sua rotina.

Yoga para tratar problemas ginecológicos

Antes de mais nada, a prática da yoga já é milenar e hoje em dia tem aumentado o interesse, vez que traz inúmeros benefícios para a saúde.  Nesse propósito, vamos falar sobre a raiz do problema ginecológico e como usar a yoga nas cólicas menstruais e outros distúrbios ginecológicos.

Sobretudo, todos os dias muitas mulheres são afligidas com dores pélvicas e procuram um ginecologista com queixas que podem ser sintomas de doenças ginecológicas. Logo, os principais sintomas são sangramentos fora do período menstrual, corrimentos, dor no abdômen, entre outras.

A princípio, as doenças ginecológicas mais comuns são: Corrimento vaginal; Infecção Urinária; Endometriose; Mioma Uterino; SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) e Vulvovaginite.

Diante disso, saiba como a yoga pode auxiliar nessas questões femininas e trazer alívio das queixas ginecológicas.

Praticando Yoga

Em primeiro lugar, praticar yoga é uma ótima opção para quem quer melhorar circulação sanguínea adequada na região pélvica. Bem como, uma postura correta, pode ajudar nos fluxos sanguíneo e linfático que causam doenças ginecológicas.

Alguns estudiosos sobre o tema correlacionam as disfunções ginecológicas com o estresse, principalmente naquelas mulheres que não praticam nenhuma atividade física. A campeã em queixas mensais são as cólicas menstruais e o que muitas mulheres não sabem é que relaxar com a yoga pode trazer grande alívio dos desconfortos.

Outro fator é que com o tempo, à medida em que o corpo envelhece, faz-se necessário prevenir doenças e/ou desgastes musculares que podem surgir. Como por exemplo, afrouxamento do assoalho pélvico, musculatura responsável por sustentar toda a pelve. Ou seja, mantem útero, bexiga, intestino no lugar.

Contudo, veja abaixo algumas posturas que podem ajudar as diversas questões femininas no quesito ginecológico.

praticar yoga
relaxar com a yoga pode trazer grande alívio dos desconfortos – Canva Pro

Bhadrasana (Postura da Borboleta): aprenda como usar a yoga

Esse exercício deve ser realizado sentada e a posição imita a borboleta, como sugere o nome. Assim,  saiba como usar yoga, basta unir as solas dos pés e pressionar as coxas como se fosse empurrar o períneo para trás. Mantenha a coluna ereta e segure os pés com as mãos.

Se esforce para manter a posição e a respiração em sincronia. Enquanto faz o exercício, puxe e solte o ar 10 vezes. Ao final balance as pernas, como se fosse forçar os joelhos para baixo. É possível sentir uma abertura nos quadris, mas não desista e se dedique até conseguir completar a série.

Padma Utkatasana (Postura Grandiosa em Lótus)

Nesse exercício você vai começar em pé. Assim, cruze a perna direita sobre a esquerda (e depois vice-versa) na altura do joelho e mantenha o tornozelo sobre a coxa. Faça com que suas mãos se unam (palma com palma), como se fosse ‘rezar’ e tente flexionar o corpo para baixo, lembrando de alternar as pernas.

No início pode ser mais complicado manter o equilíbrio, porém, vá praticando que os resultados são recompensadores. Repita a série pelo 5 vezes com cada perna.

Balasana (Postura da Criança)

Por fim, sente-se em cima dos calcanhares e desça o tronco à frente, encostando a testa no chão e esticando os braços acima da cabeça (eles também podem ficar ao longo do corpo, com as palmas das mãos apontadas para o teto).

Experimente as dicas de como usar yoga e faça-as regularmente, o ganho para sua saúde é garantido.

Compartilhe seu amor
Gabrielle Sena
Gabrielle Sena

Olá, me chamo Gabrielle Sena, 23 primaveras e ainda tentando achar um lugar no mundo. Eu amo futebol, mas que eu amo respirar, mas escrevo sobre outras coisinhas também. Que tal dar uma olhadinha nas minhas matérias, aposto que vai gostar. Divirta-se.

Artigos: 49