Book Appointment Now
Como usar a yoga para tratar problemas ginecológicos; confira agora
Problemas ginecológicos são os que mais incomodam as mulheres no dia a dia. Bem como, isso acontece com todas e em qualquer idade. De fato, nem todos os remédios são milagrosos e é preciso outras intervenções.
Neste sentido, o Blog Saúde Lab trouxe uma super novidade e que pode melhorar o seu dia cada vez mais. Você já ouviu falar de como usar yoga para tratar problemas ginecológicos? Pois saiba melhor abaixo como você pode fazer isso e encaixar na sua rotina.
Yoga para tratar problemas ginecológicos
Antes de mais nada, a prática da yoga já é milenar e hoje em dia tem aumentado o interesse, vez que traz inúmeros benefícios para a saúde. Nesse propósito, vamos falar sobre a raiz do problema ginecológico e como usar a yoga nas cólicas menstruais e outros distúrbios ginecológicos.
Sobretudo, todos os dias muitas mulheres são afligidas com dores pélvicas e procuram um ginecologista com queixas que podem ser sintomas de doenças ginecológicas. Logo, os principais sintomas são sangramentos fora do período menstrual, corrimentos, dor no abdômen, entre outras.
A princípio, as doenças ginecológicas mais comuns são: Corrimento vaginal; Infecção Urinária; Endometriose; Mioma Uterino; SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) e Vulvovaginite.
Diante disso, saiba como a yoga pode auxiliar nessas questões femininas e trazer alívio das queixas ginecológicas.
Praticando Yoga
Em primeiro lugar, praticar yoga é uma ótima opção para quem quer melhorar circulação sanguínea adequada na região pélvica. Bem como, uma postura correta, pode ajudar nos fluxos sanguíneo e linfático que causam doenças ginecológicas.
Alguns estudiosos sobre o tema correlacionam as disfunções ginecológicas com o estresse, principalmente naquelas mulheres que não praticam nenhuma atividade física. A campeã em queixas mensais são as cólicas menstruais e o que muitas mulheres não sabem é que relaxar com a yoga pode trazer grande alívio dos desconfortos.
Outro fator é que com o tempo, à medida em que o corpo envelhece, faz-se necessário prevenir doenças e/ou desgastes musculares que podem surgir. Como por exemplo, afrouxamento do assoalho pélvico, musculatura responsável por sustentar toda a pelve. Ou seja, mantem útero, bexiga, intestino no lugar.
Contudo, veja abaixo algumas posturas que podem ajudar as diversas questões femininas no quesito ginecológico.
Bhadrasana (Postura da Borboleta): aprenda como usar a yoga
Esse exercício deve ser realizado sentada e a posição imita a borboleta, como sugere o nome. Assim, saiba como usar yoga, basta unir as solas dos pés e pressionar as coxas como se fosse empurrar o períneo para trás. Mantenha a coluna ereta e segure os pés com as mãos.
Se esforce para manter a posição e a respiração em sincronia. Enquanto faz o exercício, puxe e solte o ar 10 vezes. Ao final balance as pernas, como se fosse forçar os joelhos para baixo. É possível sentir uma abertura nos quadris, mas não desista e se dedique até conseguir completar a série.
Padma Utkatasana (Postura Grandiosa em Lótus)
Nesse exercício você vai começar em pé. Assim, cruze a perna direita sobre a esquerda (e depois vice-versa) na altura do joelho e mantenha o tornozelo sobre a coxa. Faça com que suas mãos se unam (palma com palma), como se fosse ‘rezar’ e tente flexionar o corpo para baixo, lembrando de alternar as pernas.
No início pode ser mais complicado manter o equilíbrio, porém, vá praticando que os resultados são recompensadores. Repita a série pelo 5 vezes com cada perna.
Balasana (Postura da Criança)
Por fim, sente-se em cima dos calcanhares e desça o tronco à frente, encostando a testa no chão e esticando os braços acima da cabeça (eles também podem ficar ao longo do corpo, com as palmas das mãos apontadas para o teto).
Experimente as dicas de como usar yoga e faça-as regularmente, o ganho para sua saúde é garantido.