Book Appointment Now
Conheça 5 erros que atrapalham a dieta lowcarb; leia com atenção!
Hoje é cada vez mais comum ver pessoas que seguem dietas de baixo carboidrato. As dietas pobres em carboidratos têm sua aplicação e, se usadas corretamente, podem trazer excelentes resultados. Confira hoje, aqui no SaudeLAB, 5 erros que atrapalham a dieta lowcarb.
Erros que atrapalham a dieta lowcarb
Embora as dietas com baixo teor de carboidratos sejam muito populares, é fácil cometer erros com elas também. Existem muitos erros comuns ao comer baixo teor de carboidratos que podem levar a efeitos adversos e resultados abaixo do ideal.
Leia mais: Shake de banana vitaminado; receita saudável e saborosa para o café da manhã
O que não fazer na dieta lowcarb
1. Ter medo de comer gordura
A maioria das pessoas obtém a maior parte das calorias dos carboidratos da dieta, especialmente açúcares e grãos. Quando você elimina essa fonte de energia de sua dieta, deve substituí-la por outra. No entanto, algumas pessoas acreditam que cortar gordura em uma dieta baixa em carboidratos tornará sua dieta ainda mais saudável. Este é um grande erro.
Se você não comer carboidratos, deve adicionar gordura para compensar. Caso contrário, pode causar fome e má nutrição. Não há razão científica para temer a gordura, contanto que você evite as gorduras trans e escolha gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas e ômega-3.
2. Reduzir drasticamente o sódio em sua dieta
Sabemos que o sódio é um dos micronutrientes mais importantes para o organismo, principalmente por fornecer potenciais de membrana nas células e permitir eventos como neurotransmissão e contração muscular.
Continua a ser essencial para controlar a osmolaridade do sangue, o volume muscular, melhorar a absorção de glicose no intestino, etc., etc., etc. Basicamente, pode-se afirmar que sem sódio é impossível haver vida.
Apesar disso, diante dos maus hábitos alimentares atuais, as políticas de redução de sódio na dieta têm se tornado frequentes. Logo, acontece que essas políticas são direcionadas a pessoas que consomem quantidades inadequadas de sódio. Ou seja, um atleta, ou um fisiculturista apaixonado, precisa de boas quantidades desse micronutriente devido ao aumento do uso e desgaste.
3. Desistir cedo demais
Seu corpo foi projetado para queimar carboidratos preferencialmente. Portanto, se os carboidratos estiverem sempre disponíveis, é isso que seu corpo usa para obter energia.
Se você reduzir drasticamente os carboidratos, seu corpo precisará passar a queimar gordura, que vem de sua dieta ou das reservas de seu corpo. Contudo, pode levar alguns dias para seu corpo se ajustar à queima de gordura, em vez de carboidratos, período durante o qual você provavelmente se sentirá um pouco enjoado.
Dessa forma, se você não se sentir bem por alguns dias, pode ser tentado a interromper a dieta. No entanto, lembre-se de que pode levar de 3 a 4 dias para que seu corpo se ajuste ao novo regime, e a adaptação completa levará várias semanas.
4. Escolher as gorduras mais prejudiciais
Nem todas as gorduras são iguais. Ou seja, existem alguns cujo consumo você deve evitar ao máximo (gorduras trans), outros cujo consumo deve ser moderado (gorduras saturadas) e outros que podem ser considerados saudáveis (monoinsaturados e poliinsaturados).
5. Comer muito
Se você faz uma dieta pobre em carboidratos, moderada em proteínas e rica em gorduras, deve saber como equilibrar os grupos de alimentos permitidos para não exagerar.
Portanto, lembre-se de que tudo em excesso pode gerar complicações, tanto gorduras quanto proteínas e até água.
Por fim, esses são os erros que atrapalham a dieta lowcarb.
Veja também: Biscoito low carb sem lactose: saiba como fazer lanche saudável