Book Appointment Now
Conheça o corpo ectomorfo e saiba cuidados essenciais com dieta e atividades físicas
Cada tipo de biotipo corporal requer cuidados específicos para quem deseja perder ou ganhar peso, assim como massa muscular. Com o corpo ectomorfo isso não é diferente; com características próprias, ele também tem necessidades únicas. Saiba mais sobre ele hoje, no Saudelab.
Ao todo são três tipos de biotipos. Além dos ectomorfos, também existem os corpos endomorfos e mesomorfos. Cada um deles se diferencia especialmente em relação ao metabolismo.
É por isso que é essencial conhecer qual é o seu tipo de organismo antes de se embrenhar em uma dieta. Atividades físicas também podem se tornar mais efetivas quando você conhece seu biotipo. Conheça tudo, então, sobre o ectomorfo.
O que é um corpo ectomorfo?
Esse é o organismo que se caracteriza por apresentar baixo teor de gordura. Além disso, ele apresenta dificuldade em ganho de peso, enquanto perder gordura com muita facilidade.
Com metabolismo rápido, esse tipo de corpo tende a se apresentar magro e mais estreito, ao mesmo tempo em que há predisposição para ser alto.
No que diz respeito ao ganho de massa muscular, indivíduos que tenham o corpo ectomorfo normalmente têm dificuldades para ganhá-la e para alcançar a definição.
Como deve ser a dieta de pessoas com biotipos ectomorfos?
Quem se identificou com as características acima deve ter especial cuidado com a alimentação. Uma vez que o metabolismo é rápido, há maior necessidade de consumo de calorias.
Não apenas de calorias, mas também de proteínas, especialmente se o objetivo for ganhar peso e massa muscular. Desse modo, indica-se que haja o consumo diário de 1,6 g de proteína por quilo. Desse modo, quem pesa 50 kg deve consumir ao menos 80 g de proteínas diariamente.
Além disso, quem tem o corpo ectomorfo deve seguir à risca aquela ideia de várias refeições ao dia. O ideal são 6 refeições espalhadas a cada 3 horas. Gorduras saudáveis e carboidratos integrais também são excelentes adições à dieta.
Como devem ser os treinos para quem tem corpo ectomorfo?
Embora possa haver exceções, o mais indicado é que quem tenha esse biotipo aposte especialmente em treinos de força, como é o caso da musculação e do crossfit.
Ainda, uma ótima forma de se exercitar é por meio de exercícios que, embora rápidos, sejam de alta intensidade. Por fim, saiba que o lanche antes e depois do treino é ainda mais importante quando falamos de corpos ectomorfos. Por isso, capriche na proteína!
Por fim, leia mais: