Book Appointment Now
Corpo endomorfo: conheça características e cuidados no controle do peso
O corpo endomorfo é um dos biotipos corporais. Ele se junta aos corpos mesomorfos e ectomorfos ao caracterizar organismos e o comportamento deles perante atividades físicas e dieta. Conheça mais sobre o assunto hoje, no Saudelab.
Os biotipos têm relação a genética. Assim, demonstram a predisposição de pessoas em emagrecer ou engordar com facilidade. Igualmente, no desenvolvimento e definição muscular.
Conhecer o seu biotipo, então, é importante porque isso pode ajudar você a escolher o melhor cardápio de acordo com o seu metabolismo, assim como os seus treinos. Continue lendo e saiba mais sobre os endomorfos e cuidados essenciais!
Corpo endomorfo: o que é e como se caracteriza?
Como dito brevemente, os biotipos se relacionam a tendência que diferentes organismos possuem em perder ou ganhar massa, na definição muscular e no acúmulo de gordura. Assim, tem relação com a genética e o metabolismo.
Quando estamos falando de corpos de tipo endomorfo, estamos nos referindo aos que possuem maior percentual de gordura, bem como o metabolismo mais lento.
Além disso, nesse caso há tendência de que haja facilidade em ganho de massa muscular. Por outro lado, é comum que haja dificuldade em alcançar a definição, especialmente por conta da presença da camada de gordura.
Ainda que não seja uma característica marcante de todo corpo endomorfo, ele também pode ter menor estatura, bem como mais curvas.
Qual é a dieta ideal para as pessoas com corpos endomorfos?
Esse biotipo se caracteriza por ter metabolismo mais lento. Portanto, ele requer que a alimentação force o organismo a realizar as transformações químicas de maneira mais rápida, o que também queima mais calorias.
Para isso, é importante que quem tenha o corpo endomorfo dê preferência aos alimentos termogênicos, tais como cacau, chá verde, canela, gengibre e outros que aumentam a temperatura corporal.
Do mesmo modo, é interessante se basear em dietas de baixas calorias, mas com alta concentração de proteínas. Com isso, é possível buscar ao mesmo tempo o emagrecimento e a definição muscular.
Qual é o melhor treino para quem tem corpo endomorfo?
Isso sempre dependerá da avaliação física individual e do grau de sedentarismo do indivíduo. Contudo, de modo geral esse biotipo se beneficia de treinos que começam com menor intensidade.
Desse modo, a intensidade aumenta com o tempo, progressivamente, respeitando a adaptação muscular e o condicionamento que vai se desenvolvendo com o passar do tempo.
Por fim, leia mais: