Book Appointment Now
Veja como é fácil cultivar alecrim em casa e aproveite os benefícios em sua saúde
O alecrim é uma erva aromática muito utilizada no preparo de pratos salgados. Porém, você sabia que ele também é uma das plantas medicinais mais benéficas à saúde? Confira hoje no SaúdeLab e aprenda o passo a passo para cultivar alecrim em casa de maneira simples. Afinal, nada como ter nutriente orgânico e com garantia de procedência.
Os melhores benefícios do alecrim
Estômago
O alecrim é uma planta rica em antioxidantes e ácidos fenólicos, que conferem vários benefícios à saúde. Assim, um deles é o combate à acidez e o excesso de gases no estômago. Dessa forma, o chá de alecrim pode atuar no alívio de processos de azia, queima gástrica e dores provocadas por úlceras.
Inflamações
Do mesmo modo, ele é eficaz como tratamento complementar para diversos casos de inflamações no organismo, como aquelas que atingem o sistema gastrointestinal e as articulações, em situações de tendinites ou artroses.
Antibiótico natural
Ademais, ele também atua melhorando o funcionamento do fígado em casos de ingestão demasiada de bebidas alcoólicas. Nesse sentido, porém, ele não deve ser consumido por pessoas que possuam algum tipo de doença neste órgão. Do mesmo modo, por funcionar como antibiótico natural, o alecrim também pode ser usado como tratamento auxiliar para casos de infecção urinária e diarreia.
Diminui glicose
E os benefícios de cultivar alecrim em casa vão além: essa erva também auxilia na diminuição da glicose e no aumento da insulina no organismo, atuando como agente preventivo da diabetes.
Evita trombose
Da mesma forma, por conceder um efeito antiplaquetário, ele melhora a circulação sanguínea, evitando a formação de tromboses e o consequente aparecimento de doenças cardiovasculares.
Portanto, quer saber como cultivar o alecrim em casa sem mistérios e aproveitar todos esses benefícios? Confira agora o passo a passo!
Como cultivar alecrim de forma simples
A forma mais fácil de cultivar alecrim em casa é através do plantio por estaquia, ou seja, através de um ramo da planta. Do mesmo modo, o cultivo em vasos também é mais simples, e pode ser feito até dentro da residência.
Veja também: 5 benefícios do alecrim para o cabelo e como usar
Passo a passo para o cultivo
Preparo do solo
O solo para plantio do alecrim deve ser fértil, bem drenado e, de preferência, areno-argiloso. Além disso, o cultivo em vasos deve ser feito em modelos de plástico e com furos na base, o que impede que o solo absorva muita umidade.
Assim, para iniciar o plantio, escolha um ramo saudável e fresco de alecrim, de aproximadamente 20cm de comprimento. Em seguida, coloque-o no vaso já com a terra preparada, firmando-o com as mãos e cobrindo sua base com mais substrato. Por fim, faça uma rega moderada, sem encharcar o solo.
Tempo de germinação
Após o plantio, a muda de alecrim demora cerca de 3 meses para se desenvolver plenamente. Então, a partir desse período, você já poderá utilizá-lo para consumo.
Melhor época de plantio
A melhor época para cultivar o alecrim é durante a primavera, entre os meses de setembro e novembro.
Regas
Nas primeiras 3 semanas após o cultivo, a alecrim deve ser regado a cada 2 dias, tomando-se o cuidado para não encharcar o solo. Após esse período, a irrigação deve ser feita somente quando o solo aparentar estar bem seco.
Devo cultivar alecrim na sombra ou na luz?
O alecrim é uma erva que deve ser cultivada à meia luz, ou seja, com certa incidência de luz solar, porém não plena. Por isso, ele é ideal para ser cultivado em vasos dentro de casa. Do mesmo modo, caso prefira fazer o seu plantio em canteiros, coloque-o à sombra de outras plantas.
Qual a melhor forma de aproveitar o alecrim
Para cultivar alecrim e ter todos os seus benefícios dos componentes dessa planta medicinal, a melhor forma de aproveitá-lo é mediante o preparo do chá de suas folhas. Dessa forma, o processo é bem simples: basta adicionar uma colher de chá de folhas de alecrim a 1 xícara de água já fervida. Por fim, basta aguardar por cerca de 10 minutos, coar e beber. A indicação de consumo é de até 3 vezes ao dia.
Todavia, existem algumas contraindicações que devem ser observadas. Nesse sentido, o chá de alecrim não deve ser ingerido por gestantes, lactantes e crianças menores de 6 anos de idade, assim como por indivíduos que sofrem de epilepsia, pressão alta e doenças do fígado. Do mesmo modo, indivíduos que fazem uso de medicações anticoagulantes e diuréticas devem evitar a bebida.
Leia mais: Chá de alecrim auxilia no controle da diabetes? Confira os benefícios dessa erva perfumada