Diabético pode comer pasta de amendoim? Saiba se ele pode afetar negativamente

Veja se a pasta de amendoim é uma opção viável para diabéticos ou se é contraindicada

Quem conhece a pasta de amendoim sabe o quão benéfica ela pode ser para a nossa saúde. Contudo, para quem sofre de diabetes, até alguns dos alimentos mais saudáveis podem se tornar problemáticos em algumas situações, sendo então necessário ter cuidado. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se diabético pode comer pasta de amendoim, e a como incluir ela com segurança na alimentação.

A princípio, o amendoim por si só é um ótimo alimento. Ele é muito versátil, nutritivo e saboroso, podendo ser aproveitado de diferentes formas. Uma dessas formas é a pasta de amendoim. Ela apresenta diferentes usos, e concentra os nutrientes originais do amendoim. Resta saber se esses nutrientes são inteiramente seguros para a diabetes, ou se eles podem ser nocivos de alguma forma.

Diabético pode comer pasta de amendoim?

De maneira geral, uma das principais restrições alimentares dos diabéticos são as comidas ricas em carboidratos. Afinal, eles são diretamente responsáveis pelo aumento da glicemia, da qual os diabéticos não conseguem controlar apropriadamente. Nesse aspecto, o amendoim até poderia ser um problema, visto que possui uma quantidade considerável de carboidratos. Mas felizmente, o diabético pode comer pasta de amendoim sem problemas.

No caso, o nutriente mais expressivo do amendoim não são os seus carboidratos, e sim as suas gorduras. E por incrível que pareça, essas gorduras, denominadas de insaturadas, são consideradas extremamente benéficas, até mesmo para a diabetes. Através do consumo delas, é possível auxiliar o organismo a controlar a sua glicemia. Logo, a pasta de amendoim é boa tanto para combater quanto para prevenir a diabetes.

Cuidado com o tipo de pasta de amendoim e o seu modo de uso

De fato o diabético pode comer pasta de amendoim, mas precisamos salientar alguns cuidados importantes. Por exemplo, a pasta de amendoim considerada segura é a integral, pois ela não sofre a adição de açúcar ou de outros compostos ruins para a diabetes. Sob o mesmo ponto de vista, também é necessário ter cuidado com a forma de consumo da pasta. Se você comer ela com pão ou usar em doces, a quantidade final de carboidratos será elevada e, consequentemente, prejudicial.

Benefícios da pasta de amendoim para a saúde

  • Aumenta a imunidade: além de controlar a diabetes, as gorduras insaturadas do amendoim também melhoram o sistema imunológico, especialmente no combate de problemas inflamatórios.
  • Promove a saúde muscular: talvez você já tenha percebido que a pasta de amendoim é popular entre as pessoas que praticam exercícios físicos. O motivo por trás disso é que o produto não só é rico em carboidratos, como também apresenta muitas proteínas, que garantem a saúde dos músculos.
  • Fonte de energia: outra razão pela qual a pasta de amendoim é tão útil para treinos é que ela possui muitas calorias, e portanto fornece muita energia para o corpo. Ademais, ela também é fonte de vitaminas do complexo B, as quais aumentam ainda mais a disponibilidade e fornecimento de energia.
  • Ajuda no emagrecimento: esse pode parecer um benefício contraditório, visto que a pasta de amendoim é calórica. Mas em junção com as proteínas, as fibras do amendoim favorecem a perda de peso, através da promoção da saciedade.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação