Efeitos colaterais do chá de jambolão: fique atento e não caia em ciladas

Você sabe quais são os efeitos colaterais do chá de jambolão? Comparado com outros chás, o de jambolão não é tão popular ou consumido. E por mais saudável que ele seja, o fato dele não ser tão difundido gera um certo receio quanto ao seu consumo.

Anúncio

Consequentemente as pessoas acabam evitando ele por medo dele ser prejudicial. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e conheça os principais benefícios e efeitos colaterais do chá de jambolão.

A princípio, apesar do jambolão ser uma fruta, as suas folhas são bem mais cobiçadas, pelo menos no quesito de propriedades medicinais. Elas apresentam compostos que beneficiam nossa saúde de diferentes formas, e que podem ser extraídos através de chás.

O problema é que chás no geral sempre precisam ser consumidos com cuidado, já que múltiplas propriedades nem sempre interagem bem com nosso organismo.

Anúncio

Quais os efeitos colaterais do chá de jambolão?

Primeiramente, para falarmos dos efeitos colaterais do chá de jambolão, precisamos antes abordar um de seus principais efeitos. No caso, estamos falando dos compostos considerados hipoglicemiantes presentes nas folhas do jambolão.

Através do consumo deles, é possível manter um melhor controle dos níveis de glicose, fenômeno que é indispensável para prevenir e regular a diabetes.

Por outro lado, dependendo do modo de consumo e, no caso dos diabéticos, dos medicamentos que a pessoa consome, a ação hipoglicemiante do chá pode passar dos limites. Com isso, a glicemia pode cair para níveis abaixo do ideal.

Sendo assim, em suma, um dos poucos efeitos colaterais do chá de jambolão é justamente a hipoglicemia, quadro que consegue ser tão preocupante quanto a alta da glicemia, em alguns casos.

Anúncio

O chá também tem algumas importantes contraindicações para a saúde

De antemão, se vamos falar dos efeitos colaterais do chá de jambolão, não podemos deixar de mencionar as suas contraindicações. Felizmente, apesar de ter riscos para os diabéticos, as folhas do jambolão costumam ser bastante seguras para a saúde.

As únicas contraindicações dele são para mulheres grávidas ou lactantes, e para crianças pequenas. Isso porque a saúde delas tende a serem mais sensíveis às propriedades de plantas medicinais. Logo essas contraindicações, que são comuns para outros chás, servem como uma garantia de segurança.

E quais são os principais benefícios do chá?

Por fim, tão importante quanto conhecer os efeitos colaterais do chá de jambolão é saber como ele pode beneficiar a nossa saúde. Em sua composição, podemos encontrar flavonoides, vitaminas, taninos, minerais, compostos anti-inflamatórios e muitos outros nutrientes indispensáveis para o organismo.

E a partir dessa composição o chá consegue exercer múltiplos efeitos interessantes. Dentre os principais deles, podemos citar os seguintes:

  • Promoção da saúde do sistema digestivo
  • Melhor controle dos níveis de glicose
  • Combate dos radicais livres do organismo
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Inibição de problemas no trato intestinal
  • Prevenção contra o envelhecimento precoce
  • Combate de alguns problemas gástricos
  • Promoção da saúde do pâncreas como um todo

Por fim, leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação