Book Appointment Now
Faz bem consumir vinho todos os dias? Qual momento ideal?
Muitas pessoas confundem o necessário com o excesso e acabam se prejudicando. Especialistas afirmam que tomar uma taça de vinho, todos os dias faz bem à saúde. Mas qual a dosagem certa e qual o momento certo para isso? Por mais que a bebida possua muitos benefícios, é preciso ficar atento.
A princípio, o vinho é uma bebida presente nas sociedades desde o tempo das cavernas, sempre participou deste momento de sociabilidade que é a refeição em grupo. Desse modo, o Blog SaúdeLab trouxe algumas informações importantes sobre essa bebida.
Leia também: Como motivar a família para ser mais saudável?
Faz bem consumir vinho todos os dias?
Antes de tudo, um estudo publicado pelo jornal Diseases sugere que o consumo de 1 a 2 taças por dia acompanhado de uma dieta saudável é bem vindo. Essa quantidade de vinho tinto pode melhorar sua saúde e prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares, e reduzir os riscos de síndromes metabólicas, declínio cognitivo, depressão e câncer.
Logo, beber uma taça de vinho por dia não vai apenas te ajudar a viver mais, mas também, a manter sua mente afiada até sua velhice.
Quais doenças o vinho pode reduzir?
Previne doenças cardiovasculares
No Brasil, as doenças do coração são responsáveis por quase 30% das mortes noticiadas no país anualmente. Sempre que consumido de forma moderada e com regularidade, o vinho (principalmente o vinho tinto) reduz a produção do colesterol mau e estimula a produção do colesterol bom, ajudando a diminuir as ocorrências de doenças coronárias.
Reduz os riscos de AVC
Mais uma vez, quando consumido moderadamente, os polifenóis presentes no vinho ajudam a evitar a coagulação do sangue. Eles atuam como um diluente natural, quebrando coágulos sanguíneos que possam levar a um acidente vascular cerebral, outra razão da morte de muitos brasileiros todos os anos.
Impulsiona o sistema imunológico
Ingerir a quantidade recomendada de vinho diariamente pode funcionar como um impulso ao seu sistema imunológico, evitando infecções e mantendo-o sob controle. Isso é um fator particularmente importante quando falamos sobre pessoas que vivem em situação de estresse constante e em ambientes poluídos, por exemplo.
Evita a arteriosclerose
O vinho permite neutralizar os sintomas e até impedir o aparecimento da arteriosclerose, doença causada pela degeneração das artérias. As propriedades da bebida ajudam os vasos a permanecerem saudáveis e a evitarem a perda da sua capacidade de relaxar.
Regula a pressão arterial
Diretamente relacionada com problemas cardiovasculares, a hipertensão arterial também é um problema muito frequente entre a população brasileira. Mais uma vez, o vinho é um ótimo aliado no combate a esse problema, atuando no fluxo da circulação sanguínea, no equilíbrio hídrico do corpo e em muitos outros fatores que culminam na regulação da pressão.
Previne diversos tipos de câncer
Por fim, os antioxidantes presentes na uva são excelentes para o combate de radicais livres, moléculas com alto potencial de mutação e que podem, infelizmente, gerar tumores e vários tipos de câncer. Por isso, consumir produtos derivados dessa fruta (até mesmo o suco de uva integral!) pode ser uma ótima pedida contra esse mal.
Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022