Folha de jamelão é bom para colesterol? Entenda os riscos e cuidados essenciais

Já ouviu falar que a folha de jamelão é bom para colesterol? A princípio, do ponto de vista nutricional, as folhas do jamelão são tão cobiçadas, senão mais, do que a própria fruta.

Nelas podemos encontrar uma variedade de propriedades medicinais. E dizem que parte delas estão relacionadas com um melhor controle dos níveis de colesterol. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se usar a folha de jamelão é bom para colesterol, e quis os seus efeitos.

Por incrível que pareça, a grande maioria das frutas pode ter suas sementes, folhas, flores e outras estruturas usadas de alguma forma. Isso porque, ao contrário do que somos levados a pensar, os nutrientes de uma fruta não se encontram apenas na sua polpa ou casca.

Quase toda parte da planta costuma ser proveitosa, e o jamelão e suas folhas são um exemplo perfeito disso.

Folha de jamelão é bom para colesterol?

De maneira geral, o colesterol por si só não é um problema para o organismo, visto que é ele que garante um bom transporte de gorduras pelo corpo. Entretanto, quando em níveis elevados, significa que essas gorduras tem mais chances de se depositarem pelo organismo, levando à uma série de danos.

Logo, se o uso da folha de jamelão é bom para colesterol de fato, ela pode ser muito útil para proteger o sistema cardiovascular.

No caso, a folha de jamelão é fonte de compostos antioxidantes. A partir deles, seria possível dizer que a folha impede a oxidação de gorduras, fenômeno que leva ao aumento do colesterol.

Contudo, esse infelizmente não é um efeito significativo dos antioxidantes dela em específico. Portanto não podemos afirmar que folha de jamelão é bom para colesterol, e nem que ela prejudica ele.

Quais são as utilidades da folha para a saúde?

Novamente, não há nada que comprove que o consumo da folha de jamelão é bom para colesterol, pelo menos não de forma significativa. Mas isso definitivamente não significa que ela não seja útil para o organismo.

Muito pelo contrário, conforme fora dito, ela é fonte de compostos antioxidantes. Estes ajudam a combater os radicais livres nocivos que se formam no nosso corpo.

Ademais, as folhas de jamelão ainda possuem compostos anti-inflamatórios, e exerce efeitos antimicrobiano, hipoglicemiante, anticarcinogênico e antialérgico, permitindo uma série de efeitos proveitosos para a saúde. E dentre eles, como exemplo, podemos citar os seguintes:

  • Melhor controle da glicemia do sangue
  • Combate de disfunções intestinais
  • Reforço nas atividades do sistema imunológico
  • Supressão de inflamações e reações alérgicas
  • Inibição do envelhecimento precoce

Como fazer para aproveitar as propriedades da folha de jamelão?

Obviamente que só podemos acessar todos esses efeitos se soubermos como consumir a folha. Uma das formas de se fazer isso é através do preparo de saladas, refogados e pratos similares. Entretanto, sem dúvidas a opção mais comum nesse aspecto é o chá de folha de jamelão.

Ele pode ser preparado tranquilamente em casa, pois basta ferver meio litro de água e usar ela para fazer a infusão de 10 folhas médias de jamelão.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915