Frutas do Cerrado: Veja 10 opções deliciosas e benéficas para a saúde

A princípio, toda fruta pode ser benéfica para o nosso corpo de alguma forma. Porém existem algumas que, mesmo sendo benéficas, não são tão populares quanto outras, e por isso acabam sendo pouco consumidas. Esse é o caso de muitas das frutas do cerrado, que são extremamente proveitosas para a saúde. Portanto, para não perder os benefícios delas, venha com o SaúdeLab e veja 10 opções de frutas do cerrado deliciosas.

De antemão, os biomas brasileiros possuem uma das maiores biodiversidades do mundo. Tanto a fauna quanto a flora de cada região possui inúmeras espécies. O cerrado, por exemplo, é muito conhecido pelos animais únicos que ele apresenta. Contudo, o bioma também é muito rico em flora, de forma que a variedade de plantas é muito grande, o que inclui uma grande diversidade de frutas também.

Frutas do cerrado e suas características

  1. Guabiroba: costuma ser laranja ou amarelo, e é usado na confecção de diversos doces e geleias.
  2. Mangaba: com muitas sementes e coloração castanha, a mangaba é uma fruta difícil de se comer in natura, pois estraga com bastante facilidade.
  3. Murici: sua polpa é bem carnosa e cheia de sulcos, fazendo com que a fruta seja comumente consumida in natura, ou utilizada na produção de cosméticos ou fármacos.
  4. Pequi: essa é uma das frutas do cerrado mais populares pelo Brasil. Possui uma casca esverdeada, polpa amarelada e uma amêndoa protegida por espinhos. O pequi é comumente usado para fazer doces e licores, mas é tipicamente preparado com arroz.
  5. Cagaita: tem sabor um pouco ácido, e coloração amarela. Geralmente, é aproveitada para fazer bebidas, incluindo bebidas alcóolicas como vinhos.
  6. Buriti: um fruto castanho avermelhado e que possui uma pasta amarelada. O buriti pode ser aproveitado para fazer diversos doces, como sorvetes e geleias.
  7. Baru: esse fruto possui uma amêndoa comestível e que, a princípio, pode ser usada para fazer farinhas.
  8. Bocaiuva: com uma polpa oleosa e um pouco doce, a bocaiuva é utilizada para a produção de óleo, o qual possui uso tanto na cozinha quanto na produção de combustível.
  9. Araticum: possui casca castanha e polpa com um tom claro de amarelo. No caso, a polpa é bem volumosa, podendo ser consumida in natura, ou para fazer sucos, doces e licores.
  10. Mama-cadela: apresenta uma casca amarelada, e uma polpa bem doce e saborosa. Assim, a mama de cadela vem sendo muito utilizada em confeitarias e panificadoras.

Continue a leitura: A carambola faz mal? Conheça os benefícios e os malefícios da fruta

Principais benefícios de cada fruta

  • Guabiroba: baixa quantidade de calorias, e rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres.
  • Mangaba: possui mais proteínas que a grande maioria das frutas disponíveis no mercado, além de ser extremamente rica em diversas vitaminas e minerais.
  • Murici: rico em vitamina C, um potente antioxidante, e fibras, importantes para o funcionamento do intestino.
  • Pequi: contém pectina, uma fibra bastante potente, e ácidos graxos essenciais para o organismo.
  • Cagaita: contém poucas calorias, e apresenta uma boa quantidade de fibras, minerais e vitaminas.
  • Buriti: apresenta vitaminas C, E e do complexo B, e contém ferro, importante mineral que constitui o sangue.
  • Baru: ajuda a reduzir os níveis de colesterol do corpo, através de ácidos graxos insaturados.
  • Bocaiuva: apesar de ter muitos carboidratos, é rica em fibras, e minerais como o cálcio, fósforo e potássio.
  • Araticum: conhecido por conter bastante ferro e compostos pró-vitamina A.
  • Mama-cadela: exerce uma forte ação antioxidante, graças a compostos bioativos como o ácido ascórbico.

Leia mais: Descubra benefícios e malefícios do pimentão e saiba como consumir na dieta

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915