Ginkgo biloba aumenta a testosterona: mito ou verdade? Saiba tudo sobre o assunto

A princípio, assim como outras plantas medicinais, o ginkgo biloba possui diferentes propriedades. Com isso acaba havendo algumas confusões quanto aos efeitos que ele de fato oferece para a nossa saúde, a as pessoas utilizam a planta para uma finalidade antes de conhecê-la melhor. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que o ginkgo biloba aumenta a testosterona, ou se é só um mito.

Atualmente, existem muitos suplementos e produtos que ajudam a aumentar os níveis de testosterona. E boa parte deles são naturais, como é o caso de plantas e ervas medicinais. Logo, dizer que o ginkgo biloba aumenta a testosterona é algo completamente plausível. Resta saber se ele realmente faz parte das plantas e ervas que exercem efeito no organismo, ou se não é o caso dele.

O ginkgo biloba aumenta a testosterona?

De maneira geral, a testosterona é um dos principais hormônios sexuais do nosso corpo. E apesar de exercer funções no corpo feminino, ele é especialmente importante para os homens. Isso porque a testosterona regula inúmeras atividades do organismo masculino responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção da saúde sexual.

Nesse aspecto, o que leva muitas pessoas a pensarem que o ginkgo biloba aumenta a testosterona é o fato de que ele de fato contribui para a saúde sexual. Através de seu consumo, é possível combater a disfunção erétil e melhorar a circulação de sangue nas genitais. Ou seja, a planta exerce um efeito similar ao de algumas funções da testosterona.

Entretanto, não há como afirmar que o ginkgo biloba aumenta a testosterona de fato. Os benefícios que a planta oferece para a saúde sexual se dão pela capacidade dela em melhorar a circulação sanguínea, e não por um aumento direto nos níveis hormonais do corpo.

Verdadeiros efeitos do ginkgo biloba para a saúde

  • Protege o sistema cardiovascular: com a melhoria da circulação do sangue, a saúde cardiovascular também é  beneficiada. Isso porque o efeito ajuda a regular a pressão arterial e previne a formação de coágulos.
  • Melhora da saúde cerebral: uma das principais propriedades do ginkgo biloba é a promoção da saúde e funcionamento do cérebro. A planta consegue facilitar nossa capacidade de pensamento, melhorar a concentração em atividades e prevenir a perda de memória.
  • Preserva a saúde ocular: outra consequência benéfica de uma melhor circulação sanguínea é a redução ou prevenção de danos nas porções dos olhos que são mais sensíveis. Ou sejam, o consumo de ginkgo biloba ajuda a manter a nossa visão mais bem conservada.

Quais produtos realmente aumentam a testosterona?

Infelizmente não podemos dizer que o ginkgo biloba aumenta a testosterona. Mas conforme fora mencionado, existem produtos naturais e plantas medicinais que possuem essa capacidade. Logo, se você tem algum tipo de deficiência de testosterona, incluí-los na rotina beneficiará a sua saúde, desde você faça isso sob o acompanhamento de um médico especializado. Sendo assim, confira a seguir alguns produtos que aumentam a testosterona:

  • Gengibre
  • Feno grego
  • Velvesterone
  • Tribulus terrestris
  • Long Jack
  • Vitamina D
  • Ashwagandha
  • Maca peruana
  • Ácido D-Aspártico

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915