11 Frutas que aumentam a testosterona: conheça as melhores opções

Certos alimentos podem influenciar nos nossos hormônios, até mesmo na testosterona

A princípio, cada hormônio secretado no nosso organismo exerce uma ou mais funções indispensáveis. A testosterona, por exemplo, apresenta diferentes papéis tanto nos homens quanto nas mulheres. Portanto, se você quer garantir bons níveis desse hormônio, venha com o SaúdeLab e confira uma lista de incríveis frutas que aumentam a testosterona.

Nossa alimentação é capaz de influenciar na nossa saúde em inúmeros aspectos. Isso inclui até mesmo a produção e secreção de certos hormônios, como é o caso da testosterona. Por isso é tão importante saber quais alimentos são boas adição na dieta do dia a dia , e quais não são, já que ele podem ser tanto benéficos quanto maléficos.

Principais funções da testosterona

De maneira geral, uma das principais funções da testosterona é regular a libido e a fertilidade nos homens e mulheres. Por isso que a baixa da testosterona diminui consideravelmente o desejo sexual, o que obviamente pode ser um problema dentro de um relacionamento. Ela também bem ligada ao nosso humor, podendo alterar ele consideravelmente quando há alterações em seus níveis.

Por outro lado, não tem como deixar de comentar que a testosterona afeta o nosso físico e aparência de muitas formas. O desenvolvimento muscular, por exemplo, pode ser promovido pela testosterona ao praticar exercícios. O mesmo vale para o crescimento dos pelos da barba, cabelo e do corpo, especialmente nos homens.

Leia mais: Perda da libido: 7 razões mais comuns que afetam homens e mulheres

Quais são as frutas que aumentam a testosterona?

  • Morango: Os morangos são ricos em vitamina C, e esta vitamina pode ajudar a aumentar a produção de testosterona. Aliás, nos homens, pode até melhorar a qualidade do esperma.
  • Abacate: o abacate é famoso por ser uma boa fonte de ômega-3 e betacaroteno, que são excelentes antioxidantes. Eles ajudam a regular o colesterol bom, o que melhora diretamente a produção da testosterona.
  • Uva: enquanto a uva roxa possui boro em sua composição, a uva vermelha é fonte de resveratrol, o qual se encontra em maior quantidade na casca. Ambos esses compostos favorecem a síntese de testosterona no corpo.
  • Romã: o ácido elágico, quercetina e taninos da romã possuem uma ação antioxidante de extrema importância na proteção das células responsáveis pela produção da testosterona, favorecendo a produção dela.
  • Cacau: além de ser fonte da quercetina, o cacau também possui apigenina, que exerce a mesma função protetora para a testosterona.
  • Coco: o coco é uma fruta rica em gorduras saturadas, que podem ajudar a aumentar a produção de testosterona.
  • Banana: as bananas são uma boa fonte de vitamina B6, que ajuda a regular os níveis de hormônios sexuais, incluindo a testosterona.
  • Kiwi: o kiwi é uma fruta rica em vitamina C e vitamina E, que podem ajudar a aumentar a produção de testosterona.
  • Melancia: a melancia é rica em citrulina, um aminoácido que pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, o que pode ter um efeito positivo na produção de testosterona.
  • Laranja: a laranja é outra fruta rica em vitamina C, que pode ajudar a aumentar a produção de testosterona e melhorar a saúde dos testículos.
  • Abacaxi: o abacaxi é uma fruta rica em bromelina, uma enzima que pode ajudar a aumentar a produção de testosterona e melhorar a saúde sexual masculina.

O que mais ajuda a elevar a testosterona?

Agora que você conhece as frutas que aumentam a testosterona, resta apenas conhecer outras maneiras de melhorar os níveis dela. Ainda em relação à alimentação, existem diversos peixes que são ricos em ômega-3, que conforme fora dito, ajuda a melhorar a produção da testosterona. Outra boa alternativa são as castanhas de caju e as ostras, que são consideradas fontes de zinco, um mineral importante na síntese da testosterona.

Por fim, é importante salientar que a alimentação não é a única forma de melhorar os níveis da testosterona. Manter o sono regulado e uma boa rotina de exercícios físicos também é imprescindível para manter o hormônio na quantidade ideal para o bom funcionamento do organismo.

Leia mais: Conheça 16 dicas para aumentar a libido feminina sem muito esforço

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação