Imperdível! Saiba quais são as possíveis causas do mau hálito e como evitar

Sem dúvidas, o mau hálito é uma condição que pode ser bastante incômoda, tanto para quem porta quanto para as pessoas ao seu redor. Felizmente, existem diversas formas praticas e eficazes de combater, mas que dependem de qual for a causa. Portanto, venha com o SaúdeLab e fique por dentro das possíveis causas do mau hálito.

A princípio, podemos pensar que o mau hálito é apenas questão de descuido, o que realmente pode acontecer. Porém, esse não é o único motivo que pode levar a essa condição. Logo, sabendo da origem correta do mau hálito, é possível combater ele eficientemente.

Descuidos com a higiene bucal

De antemão, a causa mais associada com o mau hálito é a falta de higiene bucal. Nesse quesito, muitas pessoas acabam tendo um certo descuido, seja ele consciente ou não, que permite a proliferação de bactérias na boca e dominância do mau odor. Esse descuido pode ser em relação a frequência, aos métodos, aos instrumentos e outros, então é preciso ter atenção em cada aspecto da higiene bucal.

Primeiramente, o cuidado mais básico da higiene bucal é a escovação, que têm uma duração ideal de 2 minutos. Ela precisa ser feita pelo menos duas vezes por dia, preferencialmente durante a manhã e a noite, e utilizando uma escova e creme dental de qualidade. Juntamente com as escovas, é preciso alinhar o uso diário de fio dental, enxaguante bucal e raspador de língua, a fim de eliminar quaisquer partículas causadoras do mau hálito.

Quais são as possíveis causas do mau hálito?
Entenda quais são as principais causas por trás do mau hálito. Foto: Pixabay

Hábitos que contribuem para o mau hálito

A princípio, se você for uma pessoa fumante, é de suma importância abandonar essa tipo de hábito. Além de serem extremamente prejudiciais para a saúde, seja da boca ou de todo o organismo, os cigarros são capazes de deixar um mau hálito muito forte. Isso ocorre por conta do tabaco e outras substâncias presentes nele, que possuem um potencial altamente destrutivo.

Outro fator que contribui muito para o mau hálito é a boca seca. Nesse estado, a boca se torna um ambiente favorável para a proliferação de bactérias. No caso das pessoas que roncam ou dormem de boca aberta, as gengivas, língua e bochechas também podem ficar bem secas. Portanto, para evitar isso, basta manter uma boa hidratação, tendo uma garrafinha de água sempre ao seu dispor.

Causas relacionadas a alimentação

De antemão, uma das funções da escovação é justamente a eliminação das partículas presentes na boca, o que inclui restos de alimentos. Contudo, alguns ingredientes, dado seu forte odor e sabor, podem deixar um mau hálito com facilidade. Os principais são a cebola, alho, café, álcool e alguns temperos, que dependendo da quantidade e do preparo, podem contribuir no mau odor. Portanto, se possível, evite consumi-los.

Sob o mesmo ponto de vista da alimentação, a falta dela também pode contribuir para  o mau hálito. Quando ficamos sem comer por muito tempo, o nosso organismo diminui a produção de saliva, responsável pela degradação de partículas alimentares na boca e manutenção da limpeza na boca. Logo, a falta de saliva afeta negativamente o odor da boca.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915