Kiwi: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

O kiwi é um fruto originário da Ásia, onde é conhecido como minotao. Sua planta foi enviada para várias partes do mundo, até chegar na Nova Zelândia onde passou a ser chamado com o nome que conhecemos hoje, devido a sua semelhança com o pássaro Kiwi, ave que simboliza o país. No Brasil, o fruto chegou no ano de 1971, entretanto, sua comercialização era oriunda de exportação. O kiwizeiro, árvore que dá os frutos do kiwi, pertence à família Actinidiaceae, do gênero Actinidia. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Confira quais são os benefícios do Kiwi

O kiwi apresenta diversos compostos que são primordiais para a saúde humana. A fruta é rica em ácidos orgânicos, açúcares, sais minerais, zinco, fibras, magnésio, cálcio, potássio, ferro, zinco e vitaminas A, C e E.

Devido a grande quantidade de fibras presente no fruto, é um ótimo regulador de intestino, além, de compostos antioxidantes que atuam prevenindo doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O fruto também é muito utilizado em dietas para perda de peso, pois é pouco calórico.

Curiosamente, os neozelandeses chamavam a fruta de “chinese gooseberry” (groselha chinesa, em tradução) até os anos 1950, quando decidiram mudar o nome para kiwi, em homenagem ao pássaro nacional da Nova Zelândia, que possui penas marrom escuras e uma aparência peluda semelhante à da fruta. O nome pegou e hoje em dia o kiwi é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, sendo reconhecida por seu sabor doce e ácido e seu alto teor de vitamina C.

Leia mais: Kiwi: conheça 7 benefícios desta fruta incrível

Como escolher o kiwi na hora de comprar

O ponto certo do fruto pode ser analisado de maneira muito simples, basta pressionar o fruto com a casca, se sua textura estiver mole e as marcas dos dedos permanecerem em sua casca o fruto já está maduro demais e próximo de estragar. Por outro lado, se após apertar o fruto e não ficar nenhuma marca, é porque o fruto ainda está verde.

Verifique se existem manchas em sua casca, ou apresenta coloração fora do padrão, podem indicar que o fruto está estragado, se a sua cor for uniforme em todos os lados ele está em boas condições para o consumo.

Como armazenar corretamente o Kiwi

Se o seu consumo for imediato, o fruto poderá ser mantido em temperatura ambiente. Caso queira preservar seu tempo de duração, a recomendação é que seja mantido em geladeira (na parte destinada às frutas) embrulhado em papel e saco plástico, dessa forma pode durar sem perder suas propriedades naturais por até quinze dias.

Como higienizar corretamente o kiwi

Lave as frutas com água corrente para retirar todos os resíduos de sujeira. Após isso, é recomendável deixar o kiwi submerso em uma substância com água e água sanitária por quinze minutos, para garantir que todas as substância de pesticida sejam retiradas, após isso, basta lavar novamente em água corrente e consumir da maneira que preferir.

Como consumir o kiwi

O fruto poderá ser consumido in natura, ou utilizado na produção de produtos como sorvetes, geleias, polpas, licores e doces.

Veja também: Frutas que não pode comer com febre: será que isso realmente existe?

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 307