Kiwi prende ou solta o intestino? Entenda quais são seus reais efeitos

Kiwi prende ou solta o intestino? Apenas por sua aparência, o kiwi consegue ser uma fruta muito única. Porém ele ainda surpreende na sua quantidade de nutrientes e propriedades, sem falar no seu sabor.

Inclusive ele está intimamente relacionado com a saúde do nosso intestino. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se o kiwi prende ou solta o intestino, e confira os principais benefícios dele.

Geralmente, as pessoas consomem o kiwi apenas in natura. Mas ele é muito mais versátil do que pensamos. Ele pode ser aproveitado para fazer sucos deliciosos, e diversas receitas de doces, desde bolos até picolés.

Ou seja, não é nada difícil incluir ele na alimentação, o que permite um melhor acesso aos seus efeitos. Resta saber como eles podem impactar nosso organismo.

Principais benefícios do kiwi para a saúde

Aumenta a imunidade: por ser fonte de carotenoides e vitamina C, a kiwi mantém protegidas as células de defesa que compõem o nosso sistema imunológico.

É antioxidante: um dos motivos pelo qual a vitamina C protege as células do sistema imunológico é o fato dela ser um dos compostos antioxidantes do kiwi. Eles são muito importantes no combate ao radicais livres, que por sua vez são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.

Protege o sistema cardiovascular: não só o kiwi ajuda a reduzir o colesterol e triglicerídeos, através de fibras e da vitamina C, como ele também melhora o controle da pressão arterial, com o relaxamento dos vasos sanguíneos promovido pelo potássio.

Fortalece a estrutura óssea: muitos pensam que apenas o cálcio é suficiente para a saúde dos ossos. De fato ele é realmente importante, mas sem a vitamina K, presente no kiwi, o cálcio não é devidamente fixado.

Leia mais: Frutas que não pode comer com febre, isso existe?

O kiwi prende ou solta o intestino?

Talvez você já saiba disso, mas as frutas no geral são muito importantes para a saúde e funcionamento do intestino.

O motivo por trás dessa importância são as fibras, encontradas em grandes quantidades em frutas, especialmente no kiwi. Elas são as chaves para entendermos se o kiwi prende ou solta o intestino, visto que as fibras atuam principalmente sobre o órgão.

Conforme fora dito, o kiwi promove a redução dos níveis de colesterol através das fibras. Mas uma dessas fibras, denominada de pectina, possui a capacidade de absorver água.

E essa água por sua vez é empregada para hidratar as fezes. Com isso, elas podem ser eliminadas com maior facilidade. Ou seja, o consumo de kiwi favorece o trânsito intestinal, de forma a soltá-lo, e não prendê-lo.

Esse tipo de propriedade precisa ser aproveitada com cuidado

Por fim, agora que você entendeu se o kiwi prende ou solta o intestino, é importante salientar que esses efeitos devem ser usados nas situações certas para que não acarretem em problemas.

O kiwi, por exemplo, por ser capaz de soltar o intestino, deve ser consumido principalmente por pessoas que sofrem de constipação intestinal. Já um alimento que prende o intestino precisa ser priorizado para quem está com diarreia.

Leia mais: Kiwi: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915