Laboratório fala sobre recolhimento do Losartana: voluntário e preventivo

Antes da interrupção do remédio, um médico deve ser consultado

Belo Horizonte – 23 de maio de 2022, por Fernanda Veiga – Você já sabe que o laboratório Sanofi Medley anunciou o “recolhimento voluntário e preventivo” de todos os lotes de remédios com o princípio ativo e de todas as dosagens de Losartana em 2022? Para zelar pela saúde dos usuários desse medicamento o procedimento começou através de suas centrais de atendimento.

O recall é a ação que visa a imediata e eficaz retirada do mercado de determinados lotes de um produto que apresente comprovação ou indícios suficientes de risco à saúde e segurança da população.

As variações são, a saber: losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg, losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg e losartana potássica 50 mg e 100 mg comprimidos da marca Medley.

Veja aqui: É Hipertenso? Saiba Quais Remédios Você Deve Evitar

O que é a losartana?

A losartana é classificada como um Bloqueador dos Receptores da Angiotensina II (BRAs). Ou seja,  ele é capaz de reduzir a pressão arterial, impedindo a constrição das artérias e facilitando a circulação de sangue no seu corpo, segundo o laboratório.

Losartana é indicada para pacientes com hipertensão, também conhecida como pressão alta, ou que enfrentam algum caso de insuficiência cardíaca. O medicamento atua reduzindo os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e de ataques cardíacos. Assim, deve oferecer mais tranquilidade e qualidade de vida para os pacientes.

Losartana Potássica é indicado para reduzir o risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares avaliado com base na incidência combinada de morte cardiovascular e acidente vascular cerebral. Assim como deve evitar o infarto do miocárdio em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda.

Além disso, é usado para retardar a progressão da doença renal, retardo avaliado com base na redução da incidência combinada de duplicação da creatinina sérica. E ainda em quadros de insuficiência renal terminal, com necessidade de diálise ou transplante renal.

Sem pânico

A farmacêutica esclarece que o recall é uma medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.

Uma impureza mutagênica é uma substância química, segundo a Medley, que pode causar uma mudança no DNA de uma célula. Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo.

Porém, a empresa garante que o risco específico dessa impureza causar câncer em humanos é atualmente desconhecido.

Sobre a descontinuidade do tratamento, a Medley orienta que o médico deverá ser consultado antes da interrupção do uso. Certamente para que seja avaliado o risco da interrupção total ou substituição do remédio sem prejuízo ao tratamento.

Recolhimento da losartana

descarte de losartana
O recall já foi feito duas vezes antes – Canva

A empresa afirmou, em comunicado em seu site oficial, que o recolhimento dos comprimidos não representará custo para os pacientes.

Então, quem possuir qualquer lote desses produtos, deve ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e agendar a coleta da medicação, caso ainda não tenha ocorrido.

Recolhimentos anteriores

Não é a primeira vez, porém, que o medicamento é recolhido. Em 2018 e 2019, várias agências internacionais, inclusive o FDA (Food and Drug Administratrion) observaram a presença de um contaminante no princípio ativo da losartana e também houve recall.

“A questão nevrálgica é a nitrosamina, um subproduto da síntese desse fármaco”, explicou Gracinda Maria D’Almeida e Oliveira, professora do curso de Farmácia da PUC-PR. “A Anvisa e outras agências internacionais recolheram lotes do medicamento para teste e notificação dos fabricantes”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação