Book Appointment Now
Maçã faz mal para o estômago? Saiba se ela afeta sua digestão
Sem dúvidas, a maçã está entre as frutas mais consumidas e conhecidas entre as pessoas, tanto no Brasil quanto no mundo. Não faltam motivos para essa popularidade, já que ela é uma fruta saborosa, versátil nutritiva e fácil de se comer. Mas será que ela só tem vantagens, ou a maçã faz mal para o estômago ou para a nossa saúde? Se você também tem essa dúvida, venha com o SaúdeLab e descubra se a maçã faz mal para o estômago ou não.
À primeira vista, dada a simplicidade da maçã, é difícil pensar que ela possa ser prejudicial para o corpo de alguma forma. Afinal, assim como as grande maioria das frutas, ela é muito conhecida pelos seus benefícios. Entretanto, nunca podemos esquecer que até os alimentos mais saudáveis são problemáticos para a saúde se não forem consumidos de forma segura, ou se você não conhecer suas propriedades.
É verdade que a maçã faz mal para o estômago?
De antemão, cuidar da saúde do estômago significa manter a saúde e bom funcionamento do sistema digestório como um todo. Ele é um dos principais órgãos em todo o processo de digestão dos alimentos. Portanto se sua saúde for comprometida, o nosso bem-estar a nutrição são muito prejudicados. Contudo, se você é uma pessoa que realmente se preocupa com isso, não precisa ter receio de comer maçã.
Felizmente, não é verdade que a maçã faz mal para o nosso estômago. Muito pelo contrário, ela contém fibras, como a pectina, que protegem a parede do estômago contra a acidez excessiva do suco gástrico. Ademais, ela a fruta também fornece compostos capazes de combater alguns microrganismos que afetam o órgão. Ou seja, a maçã na verdade protege o estômago, especialmente contra úlceras e gastrites, garantindo a saúde dele.
Leia mais: Torta Americana de Maçã Saudável: aprenda o preparo fácil e prático dessa receita
Existe algum tipo de malefício em comer a maçã?
Apesar de ser mentira que a maçã faz mal para o estômago, isso não significa que você que a maçã seja incapaz de ser prejudicial. A princípio, ela por si só não de fato não possui nenhum malefício. Porém consumir ela em quantidades muito grandes pode ser um problema, especialmente para o ganho de peso. Logo, o único cuidado necessário com a ela é a moderação. Fora isso, as únicas pessoas que devem evitá-la são as alérgicas.
Principais benefícios da maçã para a saúde
- Regula o intestino: as mesmas fibras que garantem a saúde do estômago também beneficiam o intestino. No caso, ela são muito boas para regular o trânsito intestinal. Portanto, se você sofre de constipação ou está com o intestino solto, a maçã pode ser uma grande aliada.
- Tem ação anti-inflamatória: os processos inflamatórios do nosso corpo, quando desregulados, podem desencadear doenças bastante debilitantes. Felizmente, a maçã possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a equilibrar esses processos.
- Protege o sistema cardiovascular: os polifenois presentes na maçã agem diretamente na regulação dos níveis de colesterol. Esses compostos são capazes de reduzir o LDL, popularmente chamado de colesterol ruim, que é um dos grandes responsáveis por uma série de problemas cardiovasculares.
- Contém antioxidantes: a maçã é fonte de diferentes antioxidantes, como é o caso desses mesmos polifenois. Esse tipo de componente é indispensável para combater o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas diversas.
Leia mais: Coma uma maçã por dia e aproveite esses 8 benefícios incríveis