Book Appointment Now
Maçã sem casca prende o intestino? Descubra se é uma boa ideia
Será que comer maçã sem casca prende o intestino? Aliás, ao contrário do que somos levados a pensar, as cascas das frutas costumam ser tão nutritivas, senão mais, do que polpa. Consequentemente, remover a casca da fruta antes de comer pode mudar bastante as propriedades dela.
Por isso há alguns receios quanto ao consumo da maçã sem casca. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e entenda melhor a questão de se comer maçã sem casca prende o intestino.
De antemão, as frutas estão entre os alimentos que mais afetam a saúde e funcionamento do intestino. A partir do consumo delas, podemos ou favorecer o trânsito intestinal, ou prender o mesmo.
E a maçã por sua vez costuma ser uma grande aliada do órgão. Resta saber se o consumo dela sem casca muda isso e, se sim, como e porquê.
A maçã sem casca prende o intestino mesmo?
Conforme fora dito, as cascas das frutas tendem a ser ricas em nutrientes, assim como as polpas. Para a maçã, um dos nutrientes mais expressivos da sua composição são as suas fibras.
E dentre as muitas funções que elas exercem no nosso organismo, a principal delas é favorecer e promover o trânsito intestinal. É justamente por isso que comer a maçã sem casca prende o intestino de fato.
No caso, é na casca da maçã em que se encontram grande parte de suas fibras. Logo, se removermos elas da fruta, perdemos boa parte das fibras que ajudam a soltar o intestino.
Por consequência, ao invés de auxiliar o trânsito intestinal, a maçã sem casca prende o intestino. Inclusive essa propriedade pode ser potencializada se você optar por consumir ela cozida.
Prender o intestino não é necessariamente um efeito negativo
Tendo em mente que a maçã sem casca prende o intestino, então ela obviamente não é uma boa escolha de alimento para quem está com o intestino constipado. Entretanto, isso não significa que essa é uma desvantagem para a fruta, muito pelo contrário.
Em casos de diarreia, comer a maçã descascada ajuda a regular o intestino e evitar que esse sintoma acabe levando à problemas mais graves.
Outros efeitos importantes da casca da maçã
- Ajuda a controlar a diabetes: existem compostos na casca da maçã que inibem a ação de algumas enzimas do nosso corpo. Estas enzimas por sua vez são responsáveis pela quebra de amido, um carboidrato. Com isso, ao evitar a quebra dele, evitamos o aumento dos níveis de glicose, algo seria um problema para diabéticos.
- Fortalece a estrutura óssea: por incrível que pareça, a casca da maçã é rica em diversos minerais. Dentre eles, o fósforo e o cálcio merecem destaque por serem indispensáveis na manutenção da saúde óssea.
- É antioxidante: assim como a polpa da maçã, a casca também é antioxidante. Isso significa que ela ajuda a combater os radicais livres, que causam o doenças neurodegenerativas e o envelhecimento precoce.
- Promove a saúde e beleza da pele: além de inibir o envelhecimento precoce, a casca de maçã é fonte de vitaminas que reforçam as proteções e a saúde da nossa pele.
Como consumir maçã para estimular o intestino de forma natural?
Comer maçã é uma maneira saudável e eficaz de promover a regularidade intestinal. Aliás, as maçãs são ricas em fibras, principalmente a pectina, que desempenham um papel fundamental na promoção de um trânsito intestinal saudável.
Portanto, aqui estão algumas dicas sobre como consumir maçã para ajudar a soltar o intestino de forma natural:
1. Consuma a casca: A maior parte das fibras da maçã está na casca. Portanto, ao ingerir a casca, você aumenta a ingestão de fibras, o que ajuda a amolecer as fezes e facilita o movimento pelo intestino.
2. Opte por maçãs frescas: Maçãs frescas contêm mais fibras do que as processadas em forma de suco ou molho. Por isso, prefira maçãs in natura para obter o máximo de benefícios para a saúde intestinal.
3. Beba água: As fibras precisam de água para funcionar adequadamente. Desta forma, certifique-se de manter-se bem hidratado ao consumir maçãs para evitar constipação.
4. Consumo moderado: Embora a maçã seja benéfica para o intestino, consumi-la em excesso pode causar desconforto digestivo. Portanto, equilíbrio é a chave.
As maçãs são uma opção deliciosa e natural para estimular o funcionamento regular do intestino. Mas, lembre-se de incluí-las em sua dieta diária e ajuste a quantidade de acordo com suas necessidades individuais. Comer maçã de forma consciente e saudável pode ser um passo importante para manter seu sistema digestivo em ordem.
Leia mais:
- Posso comer batata doce no jejum intermitente? Descubra se afeta os resultados
- Suco de chuchu com maçã: saiba para que serve e como fazer para prepará-lo
- Fibra de maçã emagrece? Descubra se vale a pena investir nela para essa finalidade
- Chá de maçã com canela: pode tomar a noite? Avalie se é uma boa ideia