Pequi requer moderação; conheça seus benefícios e malefícios

Sem dúvidas, os alimentos naturais são sempre excelentes adições para a dieta, especialmente as frutas. Além de saborosas, elas oferecem diversos benefícios para a saúde. Entretanto, frutas como o pequi não são tão conhecidas ou consumidas pelas pessoas, fazendo com que elas percam as vantagens que ela oferece. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça os malefícios e benefícios do pequi, e como consumir da melhor forma.

A princípio, as frutas são, em sua grande maioria, alimentos muito saudáveis. Contudo, não é sempre que elas oferecem apenas benefícios. Dependendo da fruta, pode ser que ela apresente alguma propriedade que pode vir a ser um problema no futuro. Por isso é tão importante conhecer as propriedades gerais de cada fruta que consumimos, mesmo que sejam mais regionais do que populares, como o pequi.

Tabela Nutricional do Pequi

O pequi é um fruto exótico muito comum no cerrado brasileiro, para entender seus benefícios precisamos conhecer seu valor nutricional. Os dados abaixo referem-se a 100 g de fruto cru e os dados são baseados na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, de 2011, elaborado pela Unicamp.

  • Energia: 205 Kcal
  • Proteínas: 2,3 g
  • Lipídios: 18,0 g
  • Colesterol: 0 g
  • Carboidratos: 13,0 g
  • Fibra alimentar: 19,0 g

Ao analisar a tabela nutricional o que chama a atenção é a grande quantidade de fibras, ou seja, um grande aliado para o bom funcionamento do intestino. Quanto aos demais nutrientes podemos observar que o pequi é low carb. No entanto, vale lembrar que o prato mais tradicional com o fruto é o arroz com pequi e nessa combinação dificilmente o prato se mantem em uma dieta low carb.

Principais benefícios do pequi para a saúde

Fortalece o sistema imunológico

Através da riqueza em vitaminas A e C, o pequi é capaz de melhorar o funcionamento do sistema imunológico, deixando ele mais forte e resistente contra possíveis doenças.

Previne doenças oculares

Sob o mesmo ponto de vista, a vitamina A, juntamente com carotenoides da fruta, são especialmente eficazes na prevenção de doenças oculares, como catarata e degeneração macular.

Melhora a absorção de nutrientes

A ação da vitamina C pode ajudar a melhorar a absorção e, consequentemente, o aproveitamento de certos nutrientes. No caso, os nutrientes que mais são bem aproveitados são o ferro e o cálcio, muito importantes para a constituição do sangue e ossos, respectivamente.

Combate o envelhecimento precoce

Os antioxidantes presentes na fruta são muito eficazes contra os radicais livres no nosso organismo. Com isso, ela consegue combater o envelhecimento precoce, melhorando a qualidade e aparência da nossa pele e fio de cabelo.

Previne cânceres

Aliado as melhorias do sistema imunológico, os antioxidantes também são capazes de prevenir alguns tipos de câncer, visto que promovem um melhor funcionamento do organismo no geral.

Auxílio no controle do colesterol

Por fim, o pequi também é rico em gorduras monoinsaturadas, consideradas um tipo de gordura mais saudável. Elas são muito importantes para regular os níveis de HDL e LDL, popularmente conhecidos por colesterol bom e ruim.

Continue a leitura: A carambola faz mal? Conheça os benefícios e os malefícios da fruta

Existem algum malefício em consumir o pequi?

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que uma fruta possa fazer mal, especialmente nesse caso, onde os benefícios do pequi são muito proveitosos para a saúde. Entretanto, para o pequi, existe um único problema, que é o fato dele ser muito calórico. Logo, se você consumir ele de forma excessiva, pode ser que o pequi contribua para um ganho de peso, prejudicando a saúde.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Quais são as formas de consumir o pequi?

De antemão, o pequi pode sim ser consumido in natura. Contudo, é preciso tomar muito cuidado, pois ele possui muitos espinhos no seu interior, que podem acabar te machucando. Portanto, se for comer ele dessa forma, procure raspar ou rasgar a fruta nos dentes, ao invés de morde-la. Ademais, as sementes que ficam abaixo dos espinhos, também podem ser consumidas, visto que são consideradas uma espécie de castanha.

Por fim, fora do consumo in natura, o pequi pode ser aproveitado de incontáveis formas, já que é um fruto muito versátil. Uma das formas mais comuns de consumo é o arroz com pequi, mas existem muitas outras receitas, sejam elas doces ou salgadas. Ele costuma ser aproveitado para bolos, sorvetes, molhos e similares, de forma que toda a fruta acaba sendo utilizada.

Leia mais: Descubra benefícios e malefícios do pimentão e saiba como consumir na dieta

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915