Mara Lima, cantora gospel, fala sobre a perda da voz; entenda as causas

A artista e deputada fala sobre os problemas enfrentados nas cordas vocais

A cantora gospel e deputada estadual do Paraná, de 61 anos, Mara Lima, revelou durante entrevista que não trocou o ministério pela política. De acordo com ela, o que aconteceu foi que ela passou por problemas nas cordas vocais que começou há cerca de 12 anos. Portanto, saiba com SaúdeLab as causas e os motivos da perda da voz e como cuidar dela.

Mara Lima fala sobre a perda da voz

Durante o programa de podcast Fala Pa, apresentado por Paulo Alberto no YouTube, a cantora gospel Mara Lima explicou para os ouvintes que ela não trocou a igreja pela política. Segundo ela, os problemas de perda de voz levaram ela a se afastar, uma vez que ela ainda não estava completamente recuperada.

Mara Lima, tem 40 anos de ministério e fazer a escolha de deixar de cantar, foi muito difícil. E tudo isso ocorreu diante de uma agenda de shows muita intensa. Na turnê que ela fez no Nordeste, notou que tinha algo com a sua voz, depois de algumas consultas com médicos especializados. Ela precisou fazer uma cirurgia para retirada de dois nódulos.

Esse procedimento foi bem sucedido, mas, ela acabou desenvolvendo uma fibrose no local onde foi retirado os nódulos. Logo depois, Mara Lima iniciou o tratamento com fonoaudiólogo que ela mantém até hoje, pois ainda sente dificuldade para cantar.

Apesar das críticas que sofreu e sofre das pessoas que acham que ela trocou a música pela política, ela preferiu nunca rebateu. Segundo ela, jamais trocaria o ministério e que a entrada para a política foi um plano de Deus. Atualmente, Mara é deputada estadual pelo 4° mandato pelo estado do Paraná e antes ela foi vereadora em Curitiba.

Veja também: Saiba o que é Parosmia, comum na Covid-19, e veja se tem cura

Perda da Voz

As causas da perda da voz podem ser variadas, desde uso incorreto, até por conta de maus hábitos como fumar. Contudo, causas psicológicas também podem levar a perda da voz. Sendo assim, é preciso ter muito cuidado com essa ferramenta essencial para nossa comunicação.

Em primeiro lugar, preste atenção em alguns sintomas, como rouquidão e voz áspera. Deste modo, saiba que disfonia (perda completa da voz) tem como causas síndromes gripais, faringite, laringite e alergias. No entanto, lesões provocadas pelo uso intensivo da voz poderá provocar danos nas cordas vocais.

Nesse sentido, saiba que a produção da nossa voz envolve vários órgãos e sistemas, por isso alguns fatores alimentares, stress, sedentarismo poderá afetar. Em outras palavras, procure ter uma alimentação balanceada, faça atividades físicas regularmente e evite fumar.

Leia também: Como aliviar a dor de garganta inflamada? Conheça 10 dicas caseiras e certeiras

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação