Melão com leite faz mal? Entenda o que acontece se misturar

Sem dúvidas, existem incontáveis dizeres populares sobre misturas com leite que são ruins. Uma das mais conhecidas é a de que manga com leite faz mal, o que sabemos hoje que é apenas um mito. Mas por incrível que pareça, alguns desses dizerem realmente são verdadeiros. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se misturar melão com leite faz mal e descubra se a combinação tem riscos.

À primeira vista, tanto o melão quanto o leite são ingrediente saudáveis. No caso, o leite é considerado uma ótima fonte de cálcio, enquanto o melão, assim como quase toda fruta, tem uma enorme riqueza nutricional. Entretanto, as vezes até os alimentos mais benéficos podem se tornar problemáticos de consumidos de forma errada. E fazer combinações pode ser uma oportunidade perfeita para que isso ocorra.

Combinar melão com leite faz mal mesmo?

Conforme fora dito, o leite e o melão são ambos benéficos para a nossa saúde. Logo, misturar eles pode parecer uma boa ideia não só para fazer uma deliciosa vitamina, mas também para aproveitar as propriedades dos dois. Contudo, infelizmente na prática não é possível fazer isso, pois melão com leite faz mal para a saúde de fato.

No caso, um dos motivos por trás disso é que o leite, quando em contato com determinados alimentos ou substâncias, tende a talhar. O melão é um dos alimentos que promove isso, e um leite talhado tem grandes chances de fermentar. Consequentemente, ele muito provavelmente vai acabar estragando.

Outro ponto importante é que o leite tem efeito laxante para algumas pessoas, enquanto o melão é diurético por ser rico em água. Ou seja, eles estimulam a evacuação e afetam a consistência das fezes. Dependendo do caso, esse tipo de efeito acaba sendo negativo, de forma a desregular o funcionamento e trânsito intestinal.

Leia mais: Abacaxi com leite faz mal? Descubra se essa mistura é segura ou não

Existem outras frutas que também não combinam com leite

A manga pode até ser segura quando misturada com leite, mas o melão não é a única fruta que pode causar problemas. Um dos fatores que contribuem para que o leite fique talhado é a acidez. Por isso, se entrar em contato com frutas cítricas, como é o caso da laranja, abacaxi, limão, kiwi e tangerina, ele também sofrerá com o processo de talhar e fermentar, assim como ocorre com o melão.

A mistura não é necessariamente um perigo

Por fim, apesar do melão com leite fazer mal em alguns aspectos, na maioria das vezes, essa combinação costuma ser inofensiva. Conforme fora dito, o leite pode talhar quando em contato com a fruta, mas isso só ocorre se você der tempo para a reação ocorrer. Ou seja, se você preparar uma vitamina de melão com leite e bebê-la rapidamente, dificilmente haverá algum problema.

Quanto aos efeitos diuréticos e laxantes dos ingredientes, de fato isso é algo a se preocupar, mas apenas em casos específicos. Se você tem um intestino balanceado e uma boa saúde renal, não há como afirmar que o melão com leite faz mal para o seu organismo em específico.

Leia mais: Vitamina de abacate com banana: fácil, nutritivo e muito saboroso

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915