Como Escolher a Melhor Estação de Musculação?

melhor estação de musculação

Qual a melhor estação de musculação?

Ter a melhor estação de musculação em casa pode livrar você de uma mensalidade cara na academia. Aliás, quanto mais você investir em uma estação de musculação residencial, mais vantagens você vai ter!

Se você não faz ideia do que é uma, também veio ao lugar certo! A gente não só explica, como ainda lhe dá boas razões para escolher a melhor estação de musculação para a sua casa.

Melhores Estações de Musculação

 

Gostou da ideia e quer comprar uma? Então vamos lá! Você vai ver que todos os modelos abaixo oferecem vantagens e benefícios em algum sentido. Por isso, mesmo que você ache que esses aparelhos são muito caros para o seu bolso, talvez valha a pena o investimento. Dê, então, uma olhada na lista e veja se encontra a melhor estação de musculação para você!

 

Top de Marcas e Modelos:

 

Em primeiro lugar, vamos falar dos materiais que compõe esse produto. Ele é feito em ferro, em PVC e em espuma de PVC. Ele pesa cerca de 92,9kg, mas não confunda o peso total da máquina com o peso da torre, ou seja: a quantidade de peso que você poderá levantar. Nesse sentido, ela não oferece tanto, já que a carga máxima da torre é de 45kg.

Outra questão que é importante que você analise é quais exercícios podem ser realizados nessa estação. Como ela é mais simples, é focada em um tipo específico de exercício, que é o de puxada. Por isso você acabará focando mais em grupos musculares que envolvem as costas, já que fará puxada lateral e remada baixa, por exemplo. Ainda é possível fazer um exercício de peitoral e outro de pernas.

Em termos de composição e de materiais, não há nada de diferente em relação a sua antecessora. É feita também de ferro, de PVC e de espuma de PVC. O produto pesa 108,4kg e permite que o usuário levanta uma carga máxima de 60kg. O peso máximo do usuário suportado pela estação é de 120kg.

Falando agora de modo específico do que esse aparelho pode fazer para você, há algumas diferenças em relação ao modelo anterior. Lembre-se que a estação anterior era focada em exercícios voltados para os grupos musculares das costas, ainda que houvesse um ou outro para peitoral e para perna.

A MK9 já é um pouco mais completa do que isso. Além dos exercícios de costas, você tem exercícios voltados também para tríceps, ombro e também glúteos. Há exercícios para peitoral e pernas também.

Em time que está ganhando não se mexe, por isso mesmo a GONEW fez questão de manter a sua M1100 com uma composição em ferro, PVC e espuma de PVC. Essa gigante da musculação caseira pesa 160kg e suporta um usuário de no máximo 115kg. Se você busca bons níveis de hipertrofia, ficará satisfeito em saber que esse aparelho conta com uma torre que tem carga máxima de 80kg.

Ela faz tudo que a MK9 faz e mais um pouco. É excelente para exercícios de perna, de glúteos e de costas. Quem é fã de leg press, por exemplo, e de remada, seja baixa ou alta, vai achar essa é uma de profissional! Em termos de bíceps, tríceps e de ombros, no entanto, deixa um pouco a desejar e não chega aos pés dos aparelhos de academia.

Você irá ganhar músculo e tonificá-los, além de possibilitar maior resistência de todo o seu corpo com essa máquina. Ela permite, ainda, treinar na forma de circuito, o que é benéfico para quem está querendo também queimar células de gordura.

Entre os músculos trabalhos, estão os das panturrilhas, das coxas, dos glúteos, bíceps, tríceps, peito, costas trapézio e ombros. Para isso, alguns exercícios clássicos podem ser realizados, tais como voador, voador invertido, puxadas, supino, remada, extensão e bíceps concentrado.

Esse equipamento conta com cabos reforçados e aço tubular de alta resistência, que formam um sistema de alta durabilidade e segurança. Na compra dessa estação você ainda ganha um barra para fazer bíceps, uma barra para as costas, um banco Scott e uma tornozeleira. Além disso, esse é um aparelho certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.

Esse aparelho é mesmo uma das melhores estações, senão a melhor para quem quer ter o peitoral definido. Isso porque lhe permite fazer três exercícios diferentes de supino, ou bench press, como é chamado em inglês. Além disso há a possibilidade de fazer o voador, ou flyer, que completa a sessão de exercícios para peito.

O produto também é muito indicado para quem quer tonificar os músculos das costas, das coxas, dos glúteos e dos ombros. Deixa um pouco a desejar em termos de exercícios de bíceps e de tríceps, o que, infelizmente, é uma das desvantagens desses aparelhos.

Por que comprar uma?

estação de musculação profissional

Muitas pessoas se esquecem de se perguntar por que comprar um aparelho desses. Esse questionamento é muito importante e deve vir antes mesmo de você se questionar qual a melhor estação de musculação que pode comprar. Por isso vamos ver abaixo alguns motivos para adquirir uma dessas estações.

1. Comodidade

O primeiro pensamento da maioria é que ter um aparelho em casa é mais cômodo do que ir à academia. Evita ter que frequentar um ambiente que nem sempre é o que mais se sente bem. É um facilitador nos dias de frio e de chuva, já que não há desculpa para “falhar” o treino. Ter em casa uma estação dessas é mesmo um dos pontos positivos, principalmente se já tiver uma esteira elétrica.

2. Economia

Outro motivo importante que pode lhe convencer a adquirir esse tipo de produto é a economia. Isso mesmo: economia. Por mais que a um dado momento e inicialmente pareça que você está simplesmente gastando mais de R$ 1.000,00 em uma dessas estações, isso é só uma impressão falsa.

Pense que você mora ou trabalha longe da academia, por exemplo. Há um gasto aí em deslocamento, seja ele com seu próprio carro ou com Uber, táxi e mesmo transporte coletivo público. Sem falar, é claro, nas mensalidades da academia, que cada vez mais estão aumentando. Se pararmos para pensar, com o que se gasta em torno de uma academia, você pode, ao final de 12 meses, pagar o investimento feito em uma estação.

3. Transforme sua estação em uma academia

A melhor estação não será suficiente para sempre. Depois que você atingir um nível elevado de hipertrofia ou mesmo de resistência muscular, tudo que a estação inicialmente oferecia pode já não ser suficiente. Nesse sentido, as próprias fabricantes oferecem formas de você atualizar a sua estação para que possa realizar exercícios mais potentes e eficientes.

Além disso, você pode adquirir anilhas, pesos, halteres, colchonetes e demais acessórios de exercícios para complementar a sua estação. É como começar a montar pouco a pouco sua própria academia.

Como escolher a melhor?

estação de musculação residencial

Já se convenceu de que vale mesmo a pena comprar uma, certo? Resolvida essa parte, agora é pensarmos em como escolher a melhor. Para quem não compreende muito bem os termos técnicos da área pode ser um pouco complicado entender tudo o que oferece o aparelho ou, ainda, o que falta oferecer. Veja abaixo fatores que deve levar em conta na hora da compra:

1. Seu nível de treino

Seu nível de treino é um dos fatores mais importantes e decisivos na hora de realizar a compra. Se você já treina há algum tempo, perfeito: pode investir em um aparelho que suporte uma carga maior e que ofereça exercícios mais complexos. Agora se você está iniciando os treinamentos de musculação, convém optar por um aparelho mais simples.

Existem modelos, inclusive em nossa lista, que são inteiramente voltados para praticantes iniciantes de musculação. A carga máxima vai até 45kg, o que é bastante bom para quem está recém começando.

2. Preste atenção no tamanho da estação

Se sua sala é pequena e você só tem espaço para uma estação pequena, não tem por que adquirir um aparelho muito grande. Além de mais atrapalhar do que ajudar, você vai acabar deixando de usar, e o produto ficará acumulando poeira em um canto.

3. Guie-se por marcas e preços

Não confie em preços muito baratos. Desconfie de marcas que não tem reviews positivos. Procure se informar não só com os vendedores, mas também com profissionais da área de Educação Física. Eles certamente saberão lhe orientar em sua busca pelo melhor produto.

Além dos cuidados na hora de comprar a estação, é preciso ter atenção também com o uso do aparelho. De nada adianta adquirir a melhor estação de musculação vendida no Brasil se você usá-la de forma incorreta. Por isso busque ler o manual de instrução e, acima de tudo, busque auxílio de um personal trainer antes de sair fazendo exercícios de maneira errada e que possam prejudicar sua saúde.

O aparelho nada mais é que do que um conjunto de máquinas em uma só para favorecer a prática da musculação em casa. Com ele você não precisa da academia. Ou seja, pode malhar na hora mais conveniente para você e sem gastar com mensalidades ou ter que esperar por um horário adequado.

Outra vantagem de ter uma estação de musculação completa é que você pode focar em grupos musculares específicos. Além de poder chamar o seu personal trainer em casa! Muito melhor que estar exposto diante de toda aquela gente na academia, não é mesmo?

como ter uma estação de musculação em casa

 

Fonte: Research Gate

Fontes bibliográficas:

  • Fleck SJ, Kraemer WJ. Resistance Training Sports. Designing resistance training programs. 2.ed. Champaing IL: Human Kinetics, 1997;231-44.
  • MENON, Daiane; SANTOS, Jacqueline Schaurich dos. Consumo de proteína por praticantes de musculação que objetivam hipertrofia muscular. Rev Bras Med Esporte, São Paulo , v. 18, n. 1, p. 8-12, fev. 2012
  • Poliquini, C. – A importância da variação do treino de força. Treino Desportivo: 37-43, 1991.1
  • Silva, P. R. (2001). Efeito do treinamento muscular realizado com pesos, variando a carga contínua e intermitente em jogadores de futebol. Acta Fisiátrica, 8(1), 18-23.

Crédito das imagens: Freepik