Suplementação Alimentar: qual o ideal para cada pessoa?

Melhores opções de suplementos para crianças, mulheres, homens e idosos

suplementação alimentar infantil

Existem diversos tipos de suplementação alimentar e cada uma delas funciona de maneira diferente no organismo das pessoas. Existem opções mais adequadas para crianças, homens, mulheres e idosos. Por isso é importante conhecer quais são os tipos, os melhores produtos do mercado e quais são as suas características e finalidades de uso.

Mas lembre-se, antes de iniciar qualquer tipo de suplementação alimentar, faça uma consulta com o seu médico. Somente ele poderá indicar as melhores opções de acordo com as necessidades do seu corpo. O fator idade influencia tanto quanto os tipos específicos de hormônios que são produzidos no organismo ou mesmo podem estar em falta, exigindo assim o consumo de suplementos alimentares.

Melhores opções de suplementos para crianças, mulheres, homens e idosos

De acordo com a Abiad – Associação Brasileira da Indústria de Suplementos para Fins Especiais e Congêneres, 54% dos lares possuem pelo menos uma pessoa que faz uso de suplementação alimentar. Apesar da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ainda não regulamentar esta categoria, existem recomendações que podem ser seguidas a partir de orientações médicas.

São considerados suplementos alimentares as vitaminas e minerais; substâncias probióticas e bioativas; suplementos para atletas; complementos alimentares para gestantes (e nutrizes); novos alimentos e/ou alimentos com alegações de propriedades funcionais. Todos estes são ainda considerados medicamentos específicos, mas que não exigem prescrição médica.

Vale ressaltar ainda que a suplementação alimentar não tem como objetivo curar ou realizar algum tipo de tratamento. Ela tem por finalidade complementar a alimentação de pessoas saudáveis. Isso porque, muitas vezes, apenas os alimentos em si não são capazes de desempenhar as necessidades de um determinado organismo.

Por esse motivo, em alguns casos é bastante vantajoso recorrer aos suplementos alimentares. Estes por sua vez vão atuar como coadjuvantes, uma vez que são constituídos por fontes concentradas de uma determinada substância (aminoácido, vitaminas, probióticos, enzimas ou outro elemento, por exemplo).

Suplementação alimentar infantil

suplementação alimentar infantil
Crédito: Freepick Marco Verch

Qual a mãe que não se preocupa com a alimentação dos filhos, principalmente quando chegam na fase de recusa de vegetais, legumes e frutas? Em alguns casos é fácil contornar, mas, para algumas crianças a ausência de determinadas substâncias no organismo podem ser prejudiciais. Portanto, recorrer a suplementação alimentar adequada é uma forma de garantir a saúde das crianças, para que possam desenvolver até a fase da adolescência e consequentemente, adulta.

CÁLCIO E FERRO

Estes dois elementos são essenciais para as crianças que estão em fase de crescimento. No caso do cálcio, ajudam e promovem o desenvolvimento dos ossos e dentes, além de promover diversos outros benefícios, como a regulação da função muscular cardíaca.

Já o ferro é essencial para o transporte de oxigênio para as células. Isso faz com que haja o retardo do crescimento. Além de comprometer a capacidade de aprendizagem, coordenação motora e linguagem.

Suplemento Vitamínico Infantil ABCDE Ekobe

Suplemento Glicinato Férrico – Glifer

VITAMINA B12 E VITAMINA D

A suplementação alimentar de vitamina B12 é essencial para crianças vegetarianas e veganas, ou mesmo para aquelas que consomem poucos alimentos de origem animal. Isso porque a quantidade necessária para o desenvolvimento infantil é muito superior do que é possível encontrar em outros alimentos de origem vegetal. A deficiência pode causar palidez, fraqueza, fadiga e raquitismo.

Já a vitamina D está associada ao sistema imunológico e respiratório. Além disso, ela também auxilia na formação dos ossos e desenvolvimento da criança. A carência de vitamina D está relacionada ainda a doenças como obesidade, diabetes tipo 1, além de problemas respiratórios e alérgicos. Muitas vezes os banhos de sol e alimentos ricos nessa vitamina não são suficientes e então é necessário fazer a suplementação alimentar.

Vitamina B12 Composta Gotas – FarmaSite

Vitamina D Líquida Infantil – Lavitan

Vitamina D + C + Zinco Infantil – Bayer

Suplementação alimentar para mulheres

Na fase adulta existem diversos suplementos que podem ser utilizados por todos, como por exemplo o Whey Protein. Ou até mesmo os suplementos para emagrecer. Entretanto, existem aqueles que são mais específicos e atuam diretamente na saúde feminina ou mesmo ajudam em processos de estimulação de substâncias que atuam na pele e/ou cabelo, por exemplo.

COLÁGENO

Este é um excelente exemplo de suplementação alimentar que toda mulher pode fazer para garantir a hidratação da pele, retardando o aparecimento de rugas. O colágeno também atua na redução de celulites, uma vez que ajuda a firmar a pele. Assim como fortalece unhas e cabelo.

Colágeno Hidrolisado Capsula – Max Titanium

Colágeno 2 em 1 em Pó – Maxinutri

Colágeno Skin em Pó – Sanavita

ÓLEO DE CÁRTAMO

Trata-se de uma substância estimulante e termogênica, que ajuda a acelerar o metabolismo atuando em conjunto com os batimentos cardíacos. Desta forma, atua diretamente nas células do tecido adiposo, devido a concentração de princípios ativos que reagem promovendo a saciedade específica da mulher. Esta suplementação alimentar permite a eliminação de gordura localizada nos quadris e cintura, mais comum em mulheres.

Óleo de Cártamo – Probiótica

Óleo de Cártamo – Global Suplementos

Óleo de Cártamo – Max Titanium

Suplementação alimentar para homens

suplementação alimentar
Crédito: Pixabay

Além dos multivitamínicos que garantem a saúde do corpo de maneira geral, também existem aqueles que são específicos para a saúde do homem. Não apenas para resultados na academia, mas também para o dia a dia, retardando problemas e doenças específicas com o passar dos anos, como por exemplo na próstata.

L-ARGININA

Este é um aminoácido que ajuda a manter a circulação sanguínea em dia. Inclusive, ajuda a combater a angina, uma doença vascular que pode gerar disfunção erétil. Portanto, regular a quantidade deste aminoácido, assim como o L-Citrulina no sangue ajuda a melhorar a função erétil, assim como melhora a qualidade do esperma.

Suplemento L-Arginina – Lauton Nutrition

Platinum L-Arginina – Muscletech

Arginofor L-Arginina – Vitafor

LICOPENO

Trata-se de uma substância que pode prevenir o câncer de próstata, assim como também é um aliado da saúde do coração e controle de pressão arterial. Existem algumas opções para suplementação alimentar masculina que são exclusivas com essa substância e outras vitaminas e minerais associados, voltados exclusivamente para a saúde da próstata. O princípio básico desses suplementos é o de ação antioxidante.

Lycopeno (Licopeno) – Vitgold

Prostativit Saúde da Próstata – Ekobe

Suplemento Mineral Selênio + Licopeno – Linholev

Suplementação alimentar para idosos

Na maioria dos casos os suplementos são os mesmos mas, para quem já passou dos 65 anos, os resultados no organismo podem ser diferentes de quando se tem 30-40 anos! No caos da suplementação alimentar para idosos ela tem como objetivo garantir saúde e bem-estar a partir do consumo de nutrientes essenciais nessa fase da vida.

ÔMEGA-3

Nesta fase da vida é essencial incluir no cardápio alimentos ricos em ômega-3 e, também como suplemento alimentar. Esta substância previne a degeneração cerebral, evitando doenças como o Alzheimer. Além disso, também otimiza as funções cerebrais e evitam as inflamações crônicas como artrite, dor e rigidez das articulações.

Ômega-3 Catarinense

Ômega-3 Vitafor

Ômega-3 Essential Nutrition

VITAMINAS E MINERAIS

Fazer a suplementação alimentar desse tipo de substâncias ajuda em diversos processos do organismo, como por exemplo, defesa imunológica e oxidação dos radicais livres. Também podem ajudar a combater hipertensão, inflamação das articulações, degeneração muscular e até mesmo reduzir os riscos da catarata. O benefício também se aplica a saúde cardiovascular.

Suplemento Vitamínico Litee Sênior

Suplemento Vitamínico Lavitan Sênior

Suplemento Vitamínico Nestlé Nutren Sênior

Existem riscos em fazer suplementação alimentar por conta própria?

A resposta é sim, pois podem acontecer superdosagens que, quando não são calculadas por especialistas, podem ser insuficientes ou mesmo exageradas. Por exemplo, o consumo de vitamina E e C tem como objetivo o perfil antioxidante. Entretanto, quando consumido acima do necessário, pode ter as funções alteradas no organismo e passa a ser pró-oxidativo. Essa característica, por sua vez, aumenta a probabilidade de tumores.

O consumo de alimentos com essas características não é prejudicial e por esse motivo nutricionistas e outros especialistas da saúde recomendam uma dieta variada e balanceada. Porém, quando há a suplementação alimentar sem os devidos cuidados, a concentração destes elementos, como as vitaminas, podem exceder as capacidades do organismo de as processar.

Por esse motivo, além de conhecer quais são as melhores marcas de suplementos, quais são os ideais para cada fase da vida e tipo de organismo, também é preciso aprender como fazer suplementação alimentar. E o ideal é sempre consultar o médico.