Melhores vitaminas para os cabelos e suas principais fontes: onde encontrá-las?

Se seus cabelos estão sem brilho, não crescem e quebram facilmente, o problema pode ser a falta de vitaminas. Os cuidados com os fios também são imprescindíveis para a manutenção da beleza e saúde deles.

Para garantir a recuperação da saúde dos fios, é necessário considerar diversos fatores. Sendo a nossa nutrição um deles, através de componentes como as vitaminas e diversidades de alimentos. Portanto, venha com o SaúdeLab, e conheça as melhores vitaminas para os cabelos e suas principais fontes.

A princípio, todo alimento que ingerimos exerce uma determinada influência no nosso organismo através de sua composição. Dentre os muitos elementos que podem fazer parte dessa composição, as vitaminas são um grupo que merece destaque.

Elas são capazes de beneficiar o organismo de diversas formas, porém vamos focar nas vitaminas para os cabelos, que também possuem funções importantes.

Principais vitaminas para os cabelos

Primeiramente, antes de conhecer as principais fontes das vitaminas para os cabelos, é necessário conhecer cada uma delas melhor, bem como os seus benefícios. Para isso, confira a lista a seguir:

Biotina (Vitaminas H, B7 e B8): Através do estímulo da produção de queratina, ela atua no fortalecimento do couro cabeludo, e manutenção da saúde e crescimento dos fios. de forma a evitar a queda de cabelo.

Vitamina B5: Suas principais funções são acelerar o crescimento do cabelo, conferir mais saúde e brilho aos fios, e conservar a pigmentação do cabelo, combatendo o aparecimento de fios brancos.

Vitamina C: O colágeno é uma substância muito importante na manutenção da beleza dos fios, e através dessa vitamina, é possível estimular sua produção.

Leia mais: 4 benefícios da beterraba para o cabelo e como usar; seus fios nunca mais serão os mesmos

Quais são as fontes de vitaminas para os cabelos?

Sem dúvidas, uma boa alimentação é uma das chaves para a manutenção de uma saúde de qualidade. O mesmo vale para a beleza dos cabelos.

Alguns alimentos podem servir como excelentes fontes das vitaminas para os cabelos, o que consequentemente fazem deles as melhores opções para manter o cabelo saudável e bonito.

Portanto, ao acrescentá-los em uma alimentação balanceada, é possível obter essas vitaminas e seus benefícios.

A carne de fígado, abacate, ovos, sementes de linhaça, salmão, batata doce, brocólis e lentilhas, por exemplo, podem servir como fonte para a biotina e vitamina B5.

Já no caso da vitamina C, as melhores fontes são frutas cítricas, como a laranja, limão e acerola, e vegetais com folhagens escuras.

Ademais, farelo de trigo, cereais integrais e oleaginosas em geral, também são excelentes fontes de B5, biotina e colágeno, respectivamente, servindo como alternativas para a carne de fígado.

Suplementos são boas opções para os cabelos?

Ao consumir os alimentos corretos, é possível obter fios muito mais bonitos, brilhantes e fortes. Entretanto, dependendo de sua rotina ou de seu gosto, pode ser difícil incluir os alimentos necessários na sua dieta.

Nesses casos, as pessoas costumam recorrer ao uso de suplementos, porém, as melhores vitaminas para os cabelos são as naturais.

Atualmente, a venda de suplementos é feita sem muita restrição. Ou seja, qualquer pessoa pode comprar em uma farmácia, ou loja especializada, o suplemento que deseja.

Com isso, ela pode acabar consumindo o suplemento errado, ou na quantidade errada, prejudicando a saúde.

Logo, é muito importante ter um acompanhamento médico durante o uso desses produtos, especialmente se você possui alguma condição de saúde que prejudique seu cabelo.

Leia mais: Você sabe se o seu couro cabeludo é saudável?

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915