Não comer feijão causa anemia: mito ou verdade?

Será que não comer feijão causa anemia? A princípio, a anemia é um problema de saúde que infelizmente é bastante comum. Uma das principais causas dela é a alimentação inadequada, que não fornece os nutrientes necessários para evitá-la.

Contudo, é dito por muitos que a falta de feijão em específico é bastante problemática. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e entenda melhor a questão de se não comer feijão causa anemia de fato.

Poucos alimentos são tão básicos na alimentação quanto o feijão, especialmente para os brasileiros. Motivos para isso não faltam, já que ele é muito rico do ponto de vista nutricional.

E como a anemia é uma doença relacionada com a nossa nutrição, faz sentido haver uma ligação entre ela e o feijão. Entretanto vale a pena entender melhor se essa relação é importante ao ponto de que a falta dele causa a doença;

Não comer feijão causa anemia mesmo?

Conforme fora dito, a anemia tem ligação com a alimentação e nutrição. E o motivo pelo qual tantas pessoas dizem que não comer feijão causa anemia é o fato dele ser uma das principais fontes de ferro da nossa dieta. Mas afinal, o que esse mineral tem a ver com a anemia?

De maneira geral, o ferro é um nutriente que compõe a hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue. É graças a ele que essas células são capazes de se ligar ao ferro e transportar ele por todo o corpo. Ou seja, sem o ferro, as glóbulos vermelhos não conseguem cumprir com a sua função.

Com isso, faz todo sentido pensar que não comer feijão causa anemia. Ele de fato contém bastante ferro, e para muitas pessoas é a única fonte desse mineral na dieta. Claro que não podemos afirmar que a falta de feijão por si só causa a anemia, mas sem dúvidas ela aumenta bastante os riscos.

Portanto, em uma dieta equilibrada, você pode substituir o feijão por outra fonte de ferro, como vegetais verde escuros por exemplo. Neste caso, não há riscos de ter anemia por não comer feijão.

Nunca podemos depender apenas do feijão para obter ferro

Novamente, a falta dele pode até favorecer o desenvolvimento da anemia, mas isso não significa literalmente que não comer feijão causa anemia. Ele até pode ser uma grande fonte de ferro, mas felizmente está longe de ser a única.

Existe uma série de alimentos benéficos que possuem ferro em sua composição, e incluir eles na dieta faz toda a diferença na prevenção e combate da anemia no geral.

12 Alimentos ricos em ferro e a importância para saúde

Quais alimentos são bons para a anemia?

À primeira vista, o principal nutriente que precisamos consumir para combater a anemia é o ferro. Afinal, conforme explicamos, ela é uma doença relacionada ao sangue e falta de sangue nas hemácias que compõem ele.

Logo todo alimento que é fonte de ferro é bem-vindo na dieta para a anemia. Contudo, por incrível que pareça, não é apenas o ferro que precisamos priorizar nesse aspecto.

No caso, o ferro só pode ser devidamente digerido, absorvido e incorporado pelo organismo com a ajuda de alguns nutrientes, como a vitamina C. Ou seja, não adianta consumir feijão e outras fontes de ferro e ao mesmo tempo deixar essa vitamina de lado.

Sob esse ponto de vista, confira a seguir os principais alimentos que são fontes de ferro ou de vitamina C, e comece a incluí-los nas suas refeições:

  • Ovos
  • Cacau em pó
  • Fígado
  • Semente de abóbora
  • Coração de frango
  • Carnes vermelhas
  • Nozes
  • Atum
  • Laranja
  • Aveia
  • Goiaba
  • Espinafre

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação