O que causou a morte do Tim Maia? Conheça melhor as complicações

Tim Maia faleceu com 55 anos, no dia 15 de março de 1998

Sem dúvidas, Tim Maia foi um dos maiores cantores e ícones brasileiros, e deixou para trás obras incomparáveis e uma legião de fãs. Entretanto, mesmo tanto tempo depois após sua morte, muitas pessoas ainda desconhecem as verdadeiras causas dela. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça melhor as complicações do que causou a morte do Tim Maia.

Nascido em 28 de setembro de 1942, Tim Maia faleceu com 55 anos, no dia 15 de março de 1998. Suas músicas seguem tendo uma enorme popularidade, e com isso as pessoas tendem buscar melhor a história polêmica desse artista. Isso inclui a própria morte do Tim Maia, que por ser um pouco nebulosa, poucas pessoas acabam sabendo dos principais detalhes.

Tim Maia e seus hábitos de vida

Primeiramente, antes de falar sobre a morte do Tim Maia, é importante conhecer melhor a forma que ele costumava viver, pois ambos podem estar bem relacionados. No caso, o cantor sempre abusou muito de seu próprio físico, começando pela sua obesidade, que com o tempo foi se agravando ao ponto de chegar a pesar 142kg. Além disso, Tim Maia também era conhecido pelo uso de álcool e outras drogas, que também comprometeram com sua saúde.

Somando esses dois fatores, já podemos ter noção de que o cantor não era uma pessoa saudável. Porém, para piorar a situação, ele nunca foi atrás do atendimento ou acompanhamento médico de que precisava. Com isso, a falta de exames e consultas de rotina resultaram no acúmulo de problemas de saúde, causados pelos seus hábitos de vida. Todos esses fatores juntos foram determinantes para a morte do Tim Maia.

Leia também: DPOC leva ator Pedro Paulo Rangel ao CTI; entenda a doença

O que de fato causou a morte do Tim Maia?

Os eventos que levaram a morte do Tim Maia começaram durante uma de suas apresentações, onde logo após começar a cantar, ele teve de se retirar por causa de um mal-estar. No caso, ele havia tido uma crise de hipertensão, e uma ambulância teve de ser chamada para oferecer os devidos cuidados. Porém, durante esses eventos, Tim Maia também teve uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida, e uma embolia pulmonar.

Por causa dessas condições, o cantor teve de ser internado sob coma induzido e em estado gravíssimo. Por pouco tempo, ele apresentou uma leve melhora no quadro, mas infelizmente sofreu como uma hemorragia digestiva. A partir disso, houve o avanço de uma infecção, causando um choque séptico que foi responsável pela morte do Tim Maia.

Quais fatores estão relacionados com sua morte?

O choque séptico é uma condição extremamente grave e difícil de ser revertida. Ela é caracterizada por uma infecção e inflamação que se espalham por todo o nosso organismo. Isso ocorre através da debilitação e produção toxinas feita por microrganismos. A queda da pressão arterial, elevação dos batimentos cardíacos, perda da consciência, aumento da temperatura corporal, e elevação velocidade de respiração são alguns dos sintomas.

Geralmente, o tratamento dessa doença é feito com antibióticos e outros medicamentos, transfusões, hemodiálise e hidratação. Porém, essa doença costuma acometer mais, por exemplo, pessoas com problemas cardíacos, como era o caso do Tim Maia. Somando essa complicação com todos os outros problemas de saúde do cantor, e seus hábitos de vida pouco saudáveis, a sobrevivência dele acabou sendo extremamente dificultada.

Leia mais: Celso Portiolli: quais os sinais e sintomas de câncer na bexiga?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação