O que tem no salame? Tem benefícios a saúde? Descubra

A princípio, o salame é uma tipo de carne amplamente consumido no Brasil, sendo utilizado principalmente em tábuas de frios e sanduíches. Entretanto, muitas pessoas esquecem que ele é uma carne processada, de forma que os ingredientes do salame precisam ser muito bem analisados antes do consumo. Sendo assim, o SaúdeLab vai te dizer quais são os ingredientes do salame, e se ele faz bem ou mal à saúde.

À primeira vista, o salame pode parecer uma carne inofensiva, até mesmo porque existem diversos tipos e variações dessa carne. Entretanto, justamente por ser amplamente consumido, ele acaba sendo uma carne muito processada. Por causa dos malefícios a saúde, essa categoria de alimentos é bastante polêmica atualmente, e com o salame não é diferente.

Principais ingredientes do salame

De antemão, o ingrediente base para a produção do salame é a carne. Geralmente, se trata de uma carne suína moída, podendo ser panceta, coração e vitela, por exemplo. Entretanto, a adição de carne de aves também é bastante comum. Apesar da procedência e qualidade da carne não ser garantida em muitos casos, ela não é necessariamente o ingrediente mais preocupante.

Para compor o sabor, aumentar e aumentar a durabilidade do salame, ele sofre uma enorme adição de compostos. Sal, gorduras e temperos diversos compõem grande parte dos ingredientes do salame. Ao mesmo tempo, químicos como os nitratos e nitritos também são amplamente empregados, os quais contribuem na conservação, aparência e sabor do salame.

Os ingredientes do salame fazem com que ele seja um alimento processado?

De maneira geral sim, mas não são apenas os ingredientes do salame que fazem dele uma carne processada. Além da sua produção contar com a adição de produtos químicos, o alimento também passa por processos de fermentação e defumação. Essas etapas são bem características de carnes processadas, servindo para a conservação e aperfeiçoamento do sabor da carne.

Leia mais: Do que é feita a salsicha? Quais os perigos do seu consumo? Entenda!

O salame faz mal para a nossa saúde?

O que tem no salame
O que tem no salame. Foto: Canva PRO

Tendo em mente alguns dos ingredientes do salame, e os princípios do seu processo de fabricação, é possível compreender que ele de fato não é um bom alimento para o nosso organismo. Dentre os problemas que ele oferece, podemos citar:

  • Contribui para o aumento de peso, visto que é um alimento bastante calórico.
  • Aumenta o risco de problemas cardíacos, dado o excesso de sal e gorduras.
  • Aumenta o colesterol e pressão arterial, novamente por causa do sódio e gorduras.
  • Oferece risco de câncer, especialmente por causo dos nitritos e nitratos de sua composição.

É preciso excluir o salame da alimentação?

Por ser um alimento processado, o ideal é que o consumo dele seja evitado sempre que possível. Afinal, conforme fora dito, os ingredientes do salame são capazes de oferecer diversos riscos para a saúde, além de ser perigoso para quem já sofre com algum problema cardíaco. Entretanto, dependendo do caso e da qualidade do salame, ele não precisa ser completamente eliminado da dieta, e sim ter o seu consumo balanceado.

Leia mais: Do que é feita a mortadela? Será que faz bem a saúde? Descubra agora mesmo!

Fique atento aos 10 ERROS que aumentam o risco de CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR

Você sabia que a maior parte das intoxicações alimentares são provenientes de maus hábitos no manuseio dos alimentos?

Aprenda como evitar os erros com o manuseio dos alimentos e se proteja.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915