Pão de alho é remoso? Descubra já e evite problemas

Será que o pão de alho é remoso? Aliás, o pão de alho é uma iguaria apreciada por muitos, especialmente durante churrascos e eventos sociais. Deste modo, originário da Itália, este pão é geralmente preparado com alho, azeite e temperos, proporcionando um sabor único e delicioso.

No entanto, surge a dúvida: será que o pão de alho, principalmente o industrializado, pode ser considerado inflamatório (remoso) para o organismo?

Pão de alho é remoso mesmo?

Como você já deve saber, existem muitas opções de pão de alho disponíveis no mercado. Desta modo, o que realmente preocupa, são os pães de alho indistrualizados, aqueles embalados que duram meses na prateleira.

Ao analisarmos a composição do pão de alho tradicional industrializado, encontramos uma lista de ingredientes que pode despertar preocupações quanto à inflamação.

Inclusive, este tipo de pão de alho é composto por farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, margarina, queijo, alho, melhorador de farinha, condimentos, realçador de sabor (glutamato monossódico) e conservante.

Portanto, este tipo de pão de alho é remoso sim e deve ser evitado principalmente por pessoas que recuperação após cirurgias, depois de extração dentárias, tatuagens e piercing. Pois, nestes casos, pode favorecer o processo inflamatório e tornar a cicatrização mais lenta.

Afinal, alguns desses ingredientes, como a farinha branca enriquecida, o glutamato monossódico e o propionato de cálcio, são conhecidos por terem potencial inflamatório no organismo quando consumidos em excesso.

Além disso, a presença de margarina, que pode conter gorduras trans, também contribui para o potencial inflamatório desse tipo de pão de alho.

Aliás, esse tipo de pão de alho deve ser evitado por pessoas que seguem a dieta anti-inflamatória, ou seja, pessoas com lipedema, artrite, artrose e outras doenças de origem inflamatória.

Pão de alho caseiro é uma opção menos inflamatória?

Quanto ao pão de alho caseiro preparado com pão francês em casa, a situação pode ser um pouco diferente. Pois, ao controlarmos os ingredientes utilizados, é possível criar uma versão menos inflamatória deste delicioso petisco.

Como preparar um pão de alho caseiro e menos inflamatório?

Para preparar um pão de alho caseiro e menos inflamatório, recomenda-se utilizar ingredientes mais naturais e saudáveis. Neste caso, opte por pães integrais ou de grãos germinados, ou ainda, de fermentação natural em vez de pães brancos, que são menos processados e contêm mais fibras e nutrientes.

Ao invés de margarina, utilize azeite de oliva extravirgem, que é rico em ácidos graxos monoinsaturados e possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, aumente a quantidade de alho fresco, que é conhecido por seus benefícios para a saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Ademais, evite adicionar realçadores de sabor artificiais e conservantes, optando por temperos naturais como ervas frescas, limão e pimenta. Dessa forma, você poderá desfrutar de um pão de alho delicioso sem comprometer sua saúde.

Confira essa receita incrível de Pão de Alho Low Carb

Embora o pão de alho industrializado possa conter ingredientes inflamatórios, é possível desfrutar deste petisco de forma mais saudável e menos inflamatória através da preparação caseira, utilizando ingredientes naturais e saudáveis.

Deste modo, ao fazer escolhas conscientes e equilibradas, podemos desfrutar dos prazeres da culinária sem comprometer nossa saúde a longo prazo.

Então, da próxima vez que preparar ou comprar um pão de alho, lembre-se dessas dicas para uma opção mais saudável e saborosa.

Por fim, leia mais:

*Este artigo é de propriedade exclusiva do site SaúdeLAB.com. Qualquer reprodução de seu conteúdo ou imagem sem autorização prévia está sujeita a penalização de acordo com a legislação vigente de direitos autorais.

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 362