Pode comer salsicha quando faz tatuagem? Entenda os efeitos na cicatrização

Por muito tempo, as tatuagens foram algo um pouco mal visto pelas pessoas. Mas atualmente elas estão muito na moda, de forma que cada vez mais pessoas estão fazendo tatuagens. O problema é que muitas dessas pessoas desconhecem os cuidados que as tatuagens necessitam. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se pode comer salsicha quando faz tatuagem, e como cicatrizar ela bem.

A princípio, a tatuagem é como uma tipo de ferimento da nossa pele. E assim como todo ferimento, nosso corpo precisa concentrar seus esforços para cicatrizar ele. Entretanto, como a tatuagem é um ferimento feito com o intuito de gravar um desenho na pele, ela necessita de muita atenção para que o desenho não seja comprometido, e para que própria pele não sofra com nenhum tipo de infecção.

Problemas e malefícios da salsicha para a saúde

De maneira geral, a salsicha é considerada um produto ultraprocessado, e um carne embutida. Um dos principais motivos que contribuem para isso é qualidade das carnes que são usadas em sua produção. Geralmente, a salsicha é feita com os miúdos e restos não aproveitados de cortes suínos, bovinos e de frango. Ou seja, o ingrediente básico dela são carnes de péssimo valor nutricional, e que costumam ser ricas em gorduras.

Como se isso não fosse o suficiente para fazer da salsicha um péssimo alimento, ela ainda contém inúmeros aditivos químicos. Eles são acrescentados na carne para saborizar e conservar ela, deixando a salsicha da forma como a conhecemos. Ao final da produção dela, temos um produto extremamente rico em gorduras, sódio, nitratos e muitos outros compostos prejudiciais.

Leia mais: Do que é feita a salsicha? Quais os perigos do seu consumo? Entenda!

Pode comer salsicha quando faz tatuagem?

Conforme fora dito, uma tatuagem requer muita atenção quanto a cicatrização. E por incrível que pareça, a cicatrização da pele depende da nossa alimentação. Alguns alimentos possuem ação inflamatória no nosso organismo, e as inflamações, quando desequilibradas, são um problema muito grande para a cicatrização. É justamente nesse sentido que muitos não sabem dizer se pode comer salsicha quando faz tatuagem.

Geralmente, os compostos que costumam causar inflamações são as gorduras, açúcar, sal e óleos refinados. Como a salsicha é rica tanto em sal, visto que sofre a adição de sódio, e em gorduras, graças a péssima qualidade de suas carnes, ela acaba tendo um forte efeito inflamatório. Portanto, comer salsicha quando faz tatuagem pode prejudicar a cicatrização dela. Desta forma, o ideal é que não se coma salsicha nos primeiros 15 dias após a realização da tatuagem.

Outros cuidados importantes com as tatuagens

Por fim, não é apenas a alimentação que pode influenciar na cicatrização da tatuagem. A exposição que a pele sofre durante o processo também faz toda a diferença. Por exemplo, durante a cicatrização, é muito importante evitar a exposição ao Sol, e o contato com água de piscinas ou de outras fontes. Ademais, o contato direto com as mãos também é estritamente proibido, mesmo que a tatuagem esteja coçando ou descascando.

Entretanto, como a tatuagem precisa ser limpa de periodicamente, eventualmente você irá precisar encostar nela. Quando for lavá-la, é importante ter muita delicadeza, e usar apenas água corrente e sabonete líquido neutro. Sob o mesmo ponto de vista, também é necessário manter ela bem protegida e hidratada através do uso de cremes. Mas certifique-se de usar uma quantidade moderada, e de não exagerar na frequência.

Leia mais: A salsicha é remoso? Entenda como ela pode interferir no funcionamento do seu corpo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915