Pode misturar creatina com café ou não? E com leite? E suco, pode? Saiba tudo aqui!

Quem frequenta a academia com frequência sabe a diferença que a creatina pode fazer no desempenho nos treinos e desenvolvimento muscular. Contudo, quem é novo no ambiente da academia muitas vezes não sabe como consumir ela corretamente, e acaba ficando na dúvida. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar se pode ou não misturar creatina com café, leite ou suco.

A princípio, por mais benéfica que a creatina possa ser, ela não consegue exercer sua função apropriadamente se não for consumida corretamente. Isso vale para todo tipo de suplemento, mas a creatina merece destaque pois muitas pessoas acabam misturando ela com bebidas e alimentos impróprios. Com isso, elas acabam desperdiçando o produto sem nem perceber, o que significa também um desperdício de dinheiro e esforços.

Pode ou não misturar creatina com café?

De maneira geral, por ser um aminoácido, a creatina fornece proteína para o organismo. Com isso, ela melhora consideravelmente o ganho de massa muscular do corpo. Ademais, ela também compensa a perda de fosfato de um ATP quando ele é consumido pelo organismo, concedendo mais energia para ele. Mas algumas pessoas dizem que misturar creatina com café, ou tomar eles muito próximos, impede ela de cumprir essas funções.

No caso, o problema estaria no fato do café ser diurético, o que em tese favorece a eliminação da creatina pela urina, e conter cafeína, que seria um composto conflitante. Sob esse ponto de vista, o café seria capaz de cancelar ou amenizar o efeito da creatina. Porém isso não se aplica na realidade, visto que não há indicativos de que o café interfere no funcionamento da creatina de forma significativa. Sendo assim, você pode sim misturar eles.

Leia mais: Pode misturar whey com creatina? Evite erros que podem fazer você desperdiçar dinheiro

Pode misturar creatina com suco?  

Por incrível que pareça, o suco é uma excelente escolha de bebida para se tomar com creatina. Isso se dá pelo fato de que, quanto maior o índice glicêmico da bebida, maior será a produção e insulina no organismo. A insulina por sua vez favorece a absorção e aproveitamento da creatina, potencializando os benefícios e efeitos dela consideravelmente.

Pode misturar creatina com leite?

Sob o mesmo aspecto, como o leite também auxilia na liberação da insulina podemos dizer que sim, o leite pode ser misturado com a creatina e se torna uma ótima opção para que a absorção seja efetiva.

Dito isso, ao comparar o leite com o suco nesse aspecto, a melhor opção acaba sendo o suco. Ele possui uma índice glicêmico maior que o leite, o que consequentemente irá conferir uma melhor absorção da creatina. Mas vale salientar que o leite não deixa de ser uma boa opção por causa disso, e nem que ele e o suco são as únicas opções. A creatina também funciona muito bem com vitaminas e similares.

Dicas para o consumir a creatina corretamente

Por fim, caso você ainda esteja receoso em combinar a creatina com café, suco ou leite, saiba que a água sempre é uma opção, até mesmo porque ela é a que melhor dilui a creatina. Porém o mais importante em relação ao consumo dela é a quantidade. Geralmente, indica-se de 3 a 5g de creatina diariamente, mas esse valor pode ser variar de pessoas por pessoa. Portanto, se você deseja começar a consumir ela, procure a orientação de um nutricionista.

Leia mais: Como tomar creatina? Antes ou depois do treino? Quanto tomar? Descubra

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915