Quais são os sintomas de reumatismo? Entenda o problema e como tratar

O reumatismo é um termo genérico que se refere a afecções agudas ou crônicas relacionadas à dores articulares ou alterações musculares e ósseas.

Pode ser osteoartrite, artrite, osteoporose ou doenças autoimunes, como artrite reumatoide.

Veja as informações que o SaúdeLab disponibilizou para você ficar ciente e saber como proceder caso sofra com alguma delas.

Quais são os sintomas de reumatismo

O termo reumatismo caiu em desuso e deu lugar à Doenças Reumatológicas. Vale ressaltar que cada uma dessas doenças tem aspectos e causas próprias, e o médico deverá identificar cada uma delas.

As doenças reumatológicas surgem de forma não traumática e comprometem a função musculoesquelética. Esses distúrbios osteoarticulares estão entre as principais causas de incapacidade e deficiência. Aqui estão os primeiros sintomas que podem sugerir artrite reumatoide:

  • dor nas articulações: essas dores aparecem à noite e podem fazer com que você acorde.
  • dormência e rigidez: de manhã, as articulações afetadas estão rígidas, precisamos “desenferrujá-las” por pelo menos meia hora.
  • inchaço: as articulações afetadas podem estar inchadas.
  • Em geral, as articulações dolorosas estão localizadas ao nível dos pulsos, mãos ou dedos e as dores são simétricas: elas são sentidas nas mesmas articulações, à direita e à esquerda.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide progride por crises, intercaladas com remissões mais ou menos completas.

Se a doença não for tratada, pode se espalhar para outras articulações. Conforme a doença progride, as articulações acabam se deformando.

Dessa maneira, os dedos se desviam para o lado e se dobram (por exemplo, o polegar se deforma em um “Z”).
Já os pés podem ser afetados, com um ante pé plano e arredondado e o aparecimento de calos e calosidades. Pouco a pouco, os gestos da vida cotidiana tornam-se mais difíceis de realizar.

Frequentemente, fadiga, cansaço ou perda de apetite acompanham a dor.

Veja também: Chá de canela de velho é um poderoso remédio para as dores nas articulações; veja outros benefícios

Em alguns casos, as manifestações podem ser diferentes:

  • poliartrite febril aguda: com febre acima de 38,5°C.
  • ataque rizomélico: que afeta principalmente os ombros e a pelve e em pessoas com mais de 65 anos de idade.
  • monoartrite: quando a doença ocorre apenas em uma articulação (punho, joelho).
  • presença de nódulos reumatoides (caroços no cotovelo ou dedos).
  • Síndrome “seca” chamada síndrome de Gougerot-Sjögren com secura da boca e dos olhos.

Como a artrite reumatoide é diagnosticada?

No caso da artrite reumatoide, o tratamento é mais eficaz se for iniciado numa fase precoce, razão pela qual a presença de dor ou inchaço nas articulações deve convidar a consultar um médico. Para fazer o diagnóstico de artrite reumatoide, ele se baseia em vários critérios:

  • história e exame clínico;
  • exames de imagem médica: o médico pode prescrever radiografias das mãos, punhos, pés, tórax e outras articulações afetadas. Um ultrassom ou ressonância magnética também podem ser solicitados. No início da artrite reumatoide, as radiografias podem ser normais. Com o passar do tempo, a destruição articular
  • pode ser visível nas radiografias.
  • análises biológicas: será prescrito um exame de sangue para detectar inflamação e procurar a possível presença de autoanticorpos ACPA (anticorpos antipeptídeos citrulinados) e RF (fatores reumatoides). Em alguns casos, o fluido articular pode ser aspirado e analisado.

Veja também: Dor no joelho, o que pode ser? Não fique sofrendo sem buscar soluções; confira!

Tem tratamento?

Em princípio, o reumatismo é tratado de com anti-inflamatórios e corticoides. Porém, devido ao fato de que cada doença reumatoide é específica, o tratamento dessa também o será.

Ademais, as dores e desconfortos podem ser amenizadas com plantas medicinais e remédios caseiros, mas de maneira alguma substituem o acompanhamento médico.

ARTRITE REUMATÓIDE E REUMATISMO: SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTO

Dra. Karina Bonfiglioli – CRM- 120994/SP, RQE- 55638, nos conta um pouco sobre as doenças reumatológicas. Veja esse vídeo até o final e saiba como se cuidar.

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 249