Quem tem gastrite pode tomar suco de acerola? Saiba se a fruta é boa

Do ponto de vista nutricional, a acerola é uma fruta extremamente rica. Consequentemente, ela oferece muitos benefícios para a nossa saúde. Entretanto, isso não significa que a segurança de seu consumo seja garantida para todos nós ou em todo caso. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem gastrite pode tomar suco de acerola ou se ela é contraindicada.

Basicamente toda condição de saúde que afeta o estômago, intestino ou outros órgãos que compõem o sistema digestivo acaba interferindo na nossa alimentação. E a gastrite por sua vez é um grande exemplo disso. Quem sofre desse problema, especialmente quando ele é consistente, sabe que alguns alimentos conseguem piorar bastante os sintomas dela, enquanto outros podem ajudar a combatê-los.

Quem tem gastrite pode tomar suco de acerola?

De maneira geral, a gastrite é um problema gástrico que afeta a parede do nosso estômago. Aliás, ela possui uma camada natural de proteção contra os ácidos que dissolvem os alimentos que consumimos. Então, quando essa camada é afetada pela gastrite, a parede estomacal passa a ficar mais suscetível à acidez do suco gástrico. Isso causa inflamações, e leva a bastante dor e desconforto abdominal.

Com isso, infelizmente não podemos afirmar que quem tem gastrite pode tomar suco de acerola com total segurança. A fruta apresenta um caráter ácido, e por causa dele o seu consumo, mesmo que através do suco, acaba favorecendo a acidez do estômago. Assim, como a gastrite deixa a parede estomacal fragilizada e sensível, essa elevação da acidez acaba apenas piorando os sintomas da doença e dificultando a sua recuperação.

O suco de acerola não precisa ser totalmente proibido para a gastrite

Conforme fora dito, a acerola é uma fruta muito rica em nutrientes, e que apresenta diversos benefícios. Logo, quem tem gastrite pode tomar suco de acerola para não perder essas vantagens. Basta ter moderação na quantidade consumida, e tentar amenizar a acidez da fruta com as proporções de água. Ademais, é bom tentar evitar adicionar açúcar demais ou quaisquer outros ingredientes que possam ser agressivos para a digestão no estômago.

Quais frutas são boas, e quais são ruins para a gastrite?

Tendo em mente que o problema da acerola para a gastrite é a sua acidez, outras frutas que possuem essa mesma característica também podem ser prejudiciais para a doença. Esse é o caso da grande maioria as frutas cítricas, que assim como a acerola são ricas em nutrientes, mas apresentam caráter ácido. No caso, dentre as principais frutas com essas propriedades, podemos citar exemplos como:

  • Maracujá
  • Limão
  • Tangerina
  • Framboesa
  • Laranja

Por fim, tão importante quanto conhecer as frutas ruins para a gastrite é saber quais são consideradas seguras. De maneira geral, as frutas que forem leves, ricas em nutrientes e de fácil digestão tendem a não prejudicar a saúde estomacal. Na verdade, algumas das frutas que vamos citar podem até mesmo serem benéficas para a gastrite e manutenção da saúde e função do estômago. Sendo assim, confira alguns exemplos a seguir:

  • Pera
  • Pêssego
  • Maçã
  • Coco
  • Banana
  • Mamão

Por fim, leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915