Book Appointment Now
Quem tem pressão alta pode tomar valeriana? Descubra os efeitos no organismo
A princípio, pessoas hipertensas precisam estar sempre atentas com a própria alimentação. Afinal, se a pressão arterial estiver elevada demais, ela pode ser responsável por diversas complicações para o sistema cardiovascular, especialmente ao longo prazo. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem pressão alta pode tomar valeriana, e como ela afeta a saúde.
De maneira geral, a valeriana é uma erva considerada medicinal, graças aos inúmeros efeitos que ela exerce no organismo. A grande maioria desses efeitos são benéficos, mas justamente por serem tão variados, é preciso ter cuidado ao tentar aproveitá-los para que não se tornem prejudiciais. No caso de pessoas com pressão alto, esse tipo de cuidado deve ser dobrado.
Quem tem pressão alta pode tomar valeriana?
Muitos acreditam que a valeriana é boa para hipertensão graças as suas propriedades calmantes. E de fato esse efeito até pode ser proveitoso para pessoas hipertensas, mas a valeriana por si só não é um produto que serve para reduzir a pressão arterial. Então nesse aspecto, quem tem pressão alta pode tomar valeriana, mas não há como esperar nenhum tipo de benefício para a doença.
Por outro lado, por mais que a erva não interaja diretamente com a hipertensão, ela pode sim interferir na ação dos medicamentos para baixar a pressão arterial. Ou seja, quem tem pressão alta pode tomar valeriana apenas sob a orientação de um médico. Caso contrário, o tratamento responsável por controlar a doença tem chances de não funcionar conforme ele deveria, aumenta dos riscos da hipertensão para a saúde.
Não subestime os efeitos da valeriana na saúde
Conforme fora dito, a valeriana é rica em efeitos medicinais benéficos para a saúde. Ou seja, mesmo que não haja uma interação direta entre a ela e a pressão arterial, vale a pena tentar incluir a erva na rotina, através de chás por exemplo. Novamente, se você sofre de hipertensão, essa inclusão só pode ser feita com a orientação médica. Mas caso isso seja possível, você poderá aproveitar benefícios como:
- Ajuda a controlar a hiperatividade
- Ameniza o estresse do dia a dia
- Reduz alguns dos sintomas da menopausa
- Combate o déficit de atenção
- Melhora alguns quadros de ansiedade
- Aumenta a qualidade do sono, combatendo a insônia
- Ajuda a amenizar os sintomas da TPM, especialmente a cólica
A alimentação do dia a dia é o que mais importa
Sabendo que quem tem pressão alta pode tomar valeriana apenas em alguns casos, não podemos deixar de falar sobre as comidas que precisam ser evitadas ou consumidas com muito mais moderação. Esse é o caso dos alimentos ricos em sódio e gorduras, já que o sódio aumenta diretamente a pressão arterial, e as gorduras prejudicam a saúde dos vasos e circulação sanguínea. Dito isso, veja a seguir alguns alimentos que devem ser consumidos com atenção:
- Salgadinhos
- Frituras
- Fast-foods
- Carnes salgadas
- Comidas processadas
- Carnes embutidas
- Doces industrializados
Leia mais:
- A valeriana dá sono? Descubra para que ela serve de fato na nossa saúde
- Cravo-da-índia aumenta a pressão arterial? Entenda os efeitos da especiaria
- Café aumenta a pressão arterial? Confira os seus benefícios e malefícios
- Pressão sob controle: os benefícios surpreendentes do chá de alho para hipertensos
- Pepino é bom para pressão alta? Entenda se ele ajuda ou atrapalha no controle