Tribulus terrestris faz mal para o fígado? Entenda melhor seus efeitos

Saiba se o tribulus terrestris oferece ou não algum risco para a saúde do nosso fígado

De antemão, a saúde do nosso fígado é muito sensível e frágil. Ela pode ser prejudicada por diversos fatores, especialmente pelo o que consumimos no dia a dia. Com isso, algumas pessoas ficam na dúvida quanto ao impacto que as plantas medicinais possuem no órgão. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o tribulus terrestris faz mal para o fígado, e como ela afeta a nossa saúde.

Basicamente toda planta e erva medicinal apresenta múltiplos nutrientes em sua composição, os quais são os responsáveis por fazerem delas produtos tão benéficos e úteis. Por outro lado, essa variedade de compostos nem sempre é inteiramente segura. E como o tribulus terrestris é um produto bastante popular, é importante entender como esse problema se apresenta nele.

Tribulus terrestris faz mal para o fígado?

Primeiramente, um dos motivos pelos quais o fígado é um órgão tão suscetível à problemas é a sua função. De maneira geral, ele é responsável por metabolizar muitos dos compostos presentes no sangue ,e que consumimos através da alimentação. E alguns desses compostos são nocivos para a saúde hepática. Nesse aspecto, infelizmente o tribulus terrestris faz mal para o fígado de fato.

No caso, a planta é fonte de um composto denominado de saponina, e é papel do fígado eliminar ela do nosso corpo. O problema é que se estiver em quantidades grandes demais, a saponina sobrecarrega a função hepática, lesionando o fígado consideravelmente. Ou seja, se consumido excessivamente, o tribulus terrestris faz mal para o fígado sim, sendo então importante ter moderação.

Problemas hepáticos fazem o tribulus terrestris ser um problema ainda maior

Se você não possui nenhuma doença hepática, serão rara as ocasiões em que o tribulus terrestris faz mal para o fígado, ainda mais se você manter a moderação, conforme foi explicado. Contudo, um fígado doente ou que não está funcionando corretamente terá ainda mais dificuldade de eliminar as saponinas do tribulus terrestris. Logo, quem possui doenças e condições hepáticas devem tomar ainda mais cuidado no consumo dele.

Efeitos benéficos da planta para a saúde do organismo

  • Protege o sistema cardiovascular: o tribulus terrestris até oferece alguns riscos para o fígado quando em excesso, mas para o coração ele é considerado um grande aliado. Isso porque ele ajuda a regular os níveis de colesterol e ainda promove o controle da pressão arterial.
  • Aumenta o libido: sem dúvidas esse é o principal e mais popular efeito do tribulus terrestris na saúde. Ele aumenta o nosso desejo sexual e, para os homens, ajuda a combater a disfunção erétil, sendo então muito benéfico para a saúde sexual como um todo.
  • Combate a diabetes: para quem sofre de diabetes, o tribulus terrestris é um produto ainda mais proveitoso. Através de seu consumo, é possível melhorar a ação da insulina. Ela por sua vez é o principal hormônio responsável por regular os níveis de glicose no sangue, algo que os diabéticos tem dificuldade em fazer.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação