A uva é ácida? Entenda seus efeitos e suas características

Será que a uva é ácida? Aliás, seja in natura ou em sucos, com ou sem semente, a uva é uma fruta deliciosa. E assim como a grande maioria das frutas, ela é rica em benefícios.

Contudo existem muitas dúvidas quanto à algumas das características gerais dela. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba tudo sobre se a uva é ácida, e quais os seus benefícios e malefícios.

À primeira vista, não há como negar que a uva é uma fruta bastante nobre. Afinal, não é à toa que o seu plantio é tão cuidadoso, e que ela serve de base para a produção de vinhos. Consequentemente, é bom conhecer melhor as formas com que ela pode afetar a nossa saúde.

E isso resulta em entendermos se uva é ácida de fato, já que as frutas que pertencem a esse grupo possuem nutrientes característicos.

A uva é ácida ou isso é apenas um mito?

De antemão, apesar de “frutas ácidas” ser um termo comum, elas são frequentemente chamadas de frutas cítricas. Isso porque todas elas possuem um composto em comum, que é o ácido cítrico.

Como o próprio nome já diz, ele é um tipo de ácido, o qual oferece benefícios à nossa saúde e confere o sabor tão característico que as frutas cítricas possuem. E a uva por sua vez é fonte desse nutriente.

Em suma, o que define uma fruta como ácida é a sua composição nutricional. Elas costumam ter antioxidantes, fibras e vitaminas, mas o que realmente não pode faltar é a riqueza em ácido cítrico.

A uva é ácida justamente por conter uma quantidade considerável dele. Inclusive, por incrível que pareça a própria uva-passa é tida como semi-ácida por conter um pouco de ácido cítrico.

A uva é uma fruta extremamente benéfica

Conforme conforme fora dito, frutas ácidas são fonte de ácido cítrico, fibras, vitaminas e antioxidantes. Porém estes definitivamente não são os únicos nutrientes delas. A uva é um exemplo que merece destaque nesse sentido por causa de seu resveratrol.

Essa substância, em conjunto com todos os outros nutrientes citados, oferece benefícios diversos para a nossa saúde, como por exemplo:

  • Prevenção e controle da diabetes
  • Conservação da nossa saúde ocular
  • Inibição de alguns tipos de cânceres
  • Redução e controle dos níveis de colesterol
  • Controle da pressão corrente dos vasos
  • Melhoria do funcionamento do intestino
  • Manutenção da saúde e estrutura óssea
  • Promoção da memória e do bom humor

E existem malefícios de se consumir a uva, ou ela é totalmente segura?

Enfim, agora que você entendeu porque a uva é ácida e como isso implica nas propriedades dela, resta apenas conferir seu lado negativo. De maneira geral, por ser ácida, ela pode ser nociva para o estômago quando ele está afetado por problemas gástricos, como gastrite e refluxo.

Fora isso, a uva acaba se tornando um problema apenas quando em excesso, especialmente no caso do suco, que costuma concentrar muitos açúcares.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915