Book Appointment Now
Vai fazer uma tatuagem nova? Você precisa saber dos cuidados essenciais
Com o passar do tempo, as tatuagens foram deixando de ser um tabu e passaram a ser uma moda bastante popular. Contudo, para que essa popularidade continue crescendo com segurança, as pessoas precisam ter em mente que é preciso levar em conta alguns fatores antes de se fazer alguma tatuagem. Portanto, o SaúdeLab vai te apresentar os cuidados essenciais para fazer uma tatuagem da maneira mais segura e correta.
A princípio, as pessoas que estão acostumadas a fazer tatuagens, podem já estar por dentro dos cuidados necessários. Porém, independente de se a pessoa está fazendo a primeira tatuagem ou não, é sempre bom se manter informado a respeito do assunto. Afinal, os cuidados são importantes tanto para a manutenção da saúde, quanto para a preservação da própria tatuagem.
Importância dos cuidados ao fazer uma tatuagem
Em linhas gerais, o procedimento de se fazer tatuagem se constitui na ação de inserir pigmentações nas camadas de pele, a fim de formar um desenho. Para isso, o tatuador utiliza uma máquina que insere a tinta na pela através de uma agulha. Esta por sua vez, penetra na pele várias vezes e em alta velocidade, para que o pigmento seja devidamente fixado.
Tendo em mente como funciona o processo, é possível compreender que, depois de terminada, a tatuagem não é apenas um desenho no corpo, mas também uma grande ferida, visto que a região foi perfurada diversas vezes. Logo, assim como toda ferida, o nosso organismo irá cicatrizar para curar o ferimento, o que vai manter a tinta na pele. Contudo, até que a cicatrização seja completa, a área da tatuagem estará suscetível a infecções.
Principais cuidados e dicas
A princípio, os cuidados em relação a tatuagem são mais vitais nos primeiros dias após ela ter sido feita. Afinal, uma ferida grande é mais vulnerável nos primeiros momentos, onde ainda não há cicatrização alguma. Sendo assim, logo após a tatuagem estar pronta, é essencial manter ela coberta e protegida com uma camada de plástico filme ou celofane, por cerca de 4 horas, podendo variar de acordo com cada procedimento.
Depois de fazer a tatuagem, quando você estiver em casa e o plástico filme tiver ficado por tempo suficiente, lembre-se de removê-lo. Se ele ficar por muito tempo, ela irá gerar um ambiente muito úmido sob a tatuagem, o que ajuda bactérias e microrganismos a se multiplicarem com mais facilidade. Juntamente com a retirada da proteção, lave com cuidado o local e aplique um creme cicatrizante, para estimular a recuperação.
O que evitar depois de fazer a tatuagem
Durante o primeiro mês da tatuagem, existem alguns hábitos importantes de serem evitados, para garantir um bom processo de cicatrização. Um deles é manter o local da tatuagem longe de contaminações, como exemplo, frequentar piscinas, pois nesse caso a água pode estar carregada de microrganismos patogênicos. Ademais, ainda sobre piscinas públicas, evite a exposição excessiva ao sol, pois ela também pode atrapalhar o processo.
Um fator importante para uma boa cicatrização é a respiração da pele. Para garantir isso, evite usar roupas que sejam muito apertadas ou usar cremes em excesso, pois estes atrapalham essa respiração. Por fim, como em todo processo de cicatrização, é muito importante não coçar a área afetada, muito menos retirar as “casquinhas” que se formam com o tempo, já que elas são resultantes de uma cicatrização em andamento.