Vaselina é bom para queimadura? Entenda os cuidados indispensáveis

Dependendo do caso, as queimaduras são ferimentos bastante complicados de se lidar. O corpo precisa de um grande esforço para poder cicatrizar. E para ajudar nisso, nós precisamos saber dos cuidados gerais, e de quais produtos devemos aplicar na área afetada.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e entenda se usar vaselina é bom para queimadura, e o que pode ajudar a amenizá-la.

Em suma, todo tipo de ferimento depende de uma cascata de cicatrização. Essa envolve plaquetas, células de defesa, circulação sanguínea e muitas outras ferramentas. Entretanto, dependendo da exposição que o ferimento sofre, o trabalho delas aumenta significativamente, ou é até mesmo impedido. Por isso é tão importante saber como a vaselina é empregada em queimaduras, e se isso realmente pode ser feito.

É verdade que vaselina é bom para queimadura?

A princípio, a vaselina tem diferentes aplicações para a saúde da nossa pele. Isso inclui de fato alguns casos de queimaduras. Por exemplo, ela é perfeita para queimaduras feitas por raios solares, pois reduz a vermelhidão da pele e ameniza a sensação de ardência.

Ademais, usar a vaselina é bom para queimaduras pequenas também, dada a capacidade de hidratação que o produto tem.

Por outro lado, não sempre que a vaselina é uma boa ideia. Em queimaduras pequenas, o seu uso só pode ser feito acompanhado de gazes, e se o ferimento estiver devidamente higienizado.

Já para queimaduras mais consideráveis e recentes ela é um produto oclusivo, e que favorece a proliferação de microrganismos infecciosos. Portanto o uso da vaselina é bom para queimadura apenas em alguns casos.

Quais são os melhores produtos para queimaduras?

Primeiramente, dependendo da gravidade da queimadura, o uso de qualquer produto pode ser arriscado. Entretanto, em queimaduras leves e pequenas, existem múltiplas boas opções.

No caso dos medicamentos e pomadas, entre os mais usados estão a desoximetasona e dexpantenol. Só que também é possível empregar alguns ingredientes e produtos mais caseiros e acessíveis.

Sob esse ponto de vista, uma das opções caseiras mais populares para queimaduras é a babosa. O gel de suas folhas é amplamente empregado para a saúde da pele, e isso inclui a cicatrização dela e a proteção de queimaduras.

Também existem ingredientes como o mel, açúcar e ervas medicinais que são considerados bons para esse tipo de ferimentos. Mas eles caem na mesma questão de que o vaselina é bom para queimadura apenas em condições específicas.

Outros importante cuidados com as queimaduras

Por fim, não podemos deixar de comentar que a recuperação de uma queimadura não depende apenas dos produtos aplicados. Existe uma série de cuidados que são indispensáveis para garantir que a queimadura não se agrave. Claro que queimaduras muito graves devem receber a atenção médica. Porém, quando em casa, é importante adotar alguns passos simples e que são muito eficientes, como por exemplo:

  • Mantenha a região da queimadura hidratada
  • Faça compressas geladas periodicamente
  • Para dores, utilize pomadas ou medicamentos analgésicos
  • Higienize bem a queimadura com apenas água corrente
  • Evite a que a queimadura sofre exposição ao Sol
  • Permita a região afetada respirar e transpirar normalmente

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915