Book Appointment Now
Você sabe como higienizar colchonetes de academia corretamente? Confira agora
Sem dúvidas, a limpeza é um hábito muito importante para qualquer ambiente, especialmente aqueles que costumam acumular mais sujeiras, como academias. Nelas, não só o ambiente precisa ser higienizado, mas os aparelhos e colchonetes também. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como higienizar colchonetes de academia e manter o ambiente livre de microrganismos nocivos à saúde.
Por que limpar os colchonetes antes de usar?
Quem costuma frequentar academias, ou praticar exercícios de alguma forma, sabe que quanto maior o esforço, mais suamos. Logo, depois que um colchonete é utilizado em uma atividade, ele geralmente fica contaminado com germes, e precisa ser devidamente limpo. Contudo, existem cuidados especiais para higienizar os aparelhos, acessórios e todo os utensílios da academia da forma correta, sem que ele sejam danificados.
O colchonete é um equipamento que, por conta do contato com o corpo e compartilhamento entre várias pessoas, pode acumular diversas bactérias, fungos e vírus. Logo, o ideal para higienizar colchonetes é utilizar algum produto com propriedades desinfetantes.
Qual melhor produto para limpeza?
O produto que melhor cumpre a função de desinfetante para os acessórios de academia, é o álcool 70%, que também serve para outros instrumentos. A sua proporção de álcool e água o torna muito eficiente de muitos microrganismos. Ademais, para espalhar o produto e posteriormente secar o colchonete, busque utilizar panos de limpeza ao invés de papéis toalha, visto que eles são mais resistentes.
Veja também: Tomar banho na academia é perigoso? Confira os cuidados mais importantes
Produtos e métodos caseiros alternativos
Além do álcool 70%, existem outras formas de higienizar colchonetes que também são eficientes, porém será necessário ter acesso a uma banheira ou similar. No caso, a banheira precisa conter bastante de uma mistura de água com algum desinfetante ou detergente, além de ter que comportar o colchonete.
Com a banheira pronta, molhe e esfregue o colchonete com o produto. Feito isso, basta enxaguar e deixar secando. Por outro lado, caso o clima esteja mais quente, você pode optar por usar o mesmo produto, só que agora lavando o colchonete com uma mangueira de jardim. No final do processo, o colchonete pode ficar secando sob a luz solar.
Outros cuidados e dicas de limpeza
Assim como foi dito anteriormente, é possível utilizar soluções caseiras para higienizar colchonetes. Porém, além dessa solução de água com detergente ou desinfetante, é comum encontrar misturas caseiras que envolvem água sanitária ou vinagre. Nesse caso, tome bastante cuidado, pois esse tipo de solução pode danificar o colchonete caso ele seja de borracha.
Por fim, por mais que a solução caseira seja uma opção, se você busca ter mais segurança, o ideal é utilizar o álcool 70%, com os panos apropriados. Ademais, lenços desinfetantes também são uma boa opção para higienizar colchonetes com eficiência.
Veja também: Usar roupas de academia por longos períodos causam problemas de saúde? Confira agora
MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!
Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.