Book Appointment Now
5 erros na limpeza da cozinha que podem gerar problemas graves
Sem dúvidas, a cozinha é um dos cômodos que mais necessita de limpeza no dia a dia. Por ser o ambiente onde os alimentos que consumimos são manuseados e preparados, é muito importante garantir que ele esteja bem higienizados, para que não haja riscos para a saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e conheça 5 erros na limpeza da cozinha que podem gerar problemas.
De antemão, é muito comum esquecer algum detalhe ao limpar a casa. Contudo, no caso da cozinha, deixar de limpar alguma parte ou não prestar atenção durante o processo, pode representar um perigo para a saúde. Por isso, é muito importante saber como fazer a limpeza da cozinha e evitar os principais erros que as pessoas costumam cometer nessa atividade.
Utilizar a pia de forma inadequada
A primeira vista, a pia é uma das partes da cozinha mais utilizadas no preparo de alimentos e na própria limpeza dela. Porém, muitas pessoas têm o costume de acumular utensílios ao redor dela. Nesse caso, esses utensílios estarão expostos a possíveis contaminações ao lavar alimentos e louças na pia. Logo, mesmo que eles estejam limpos, após a pia ser utilizada, eles podem estar carregando alguma bactéria ou outros microrganismos.
Problemas com a higiene pessoal
Por mais que você tenha feito uma limpeza impecável da sua cozinha, ela pode ser facilmente comprometida se você não manter uma boa higiene de si mesmo, especialmente de suas mãos. Estamos sempre tendo contato com microrganismos, e portanto, a higiene pessoal é um hábito muito importante para garantir que eles não invadam a cozinha e contaminem alimentos.
Falta de organização na cozinha
Conforme foi dito, deixar utensílios e outros itens espalhados sob a pia permite que eles possam ser contaminados, necessitando de organização. Porém, ela também precisa ser aplicada no ambiente todo. Cada alimento e utensílio possui um lugar correto, seja na geladeira, nos armários, dispensas ou similares. Sendo assim, lembre-se de manter sua cozinha organizada sempre.
Demorar para começar a limpar
A princípio, os alimentos presentes na cozinha precisam estar sempre bem armazenados para evitar que sejam consumidos e contaminados por microrganismos. Porém, muitas pessoas costumam demorar para limpar e organizar a cozinha. Nesse tempo, qualquer resto de comida presente na cozinha servirá como uma forma de proliferação para microrganismos, o que dificulta muito a limpeza.
Falta de atenção na limpeza da cozinha
Assim como a demora, a falta de atenção também é um grande inimigo na limpeza da cozinha. Ao esquecer de lavar ou deixar de organizar alguma parte do ambiente, a eficiência do processo é comprometida. Logo, os microrganismos podem encontrar uma brecha para se proliferar e, consequentemente, contaminar alguma alimento.