Book Appointment Now
Tratamentos para estrias: 10 opções para suavizar as marcas
As estrias são marcas deixadas na pele devido a atrofia tegumentar que ocorre após o rompimento das das fibras de colágeno e elastina. O ideal é investir na prevenção e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBO), controlar o peso, ter alimentação equilibrada e hidratar é fundamental para uma pele saudável . Existem diversas opções de tratamentos para estrias que ajudam a suavizar as marcas no corpo. Em alguns casos elas podem ficar quase que no mesmo tom da pele.
O melhor momento para suavizá-las é realizar procedimentos logo no início, nas estrias vermelhas. Essa coloração indica que são recentes (vasos sanguíneos rompidos). Consequentemente, a capacidade de regeneração da pele é maior. Inclusive, existem alguns cremes para estrias que podem ajudar.
Já no caso das estrias tardias elas se tornam brancas, com espessuras variáveis e são mais comuns nas nádegas, coxas, abdome e costas, elas apresentam esse aspecto por já estarem cicatrizadas. Ou seja, ocorreu a atrofia das células e diminuição da melanina (responsável pela coloração). Neste caso o tratamento para estrias é um pouco mais difícil devido a capacidade reduzida de regeneração da pele. Porém, nada está perdido. Veja a seguir o que você pode fazer para se prevenir e cuidar das estrias.
Melhores tratamentos para estrias
Algumas pessoas sentem-se incomodadas pelas marcas deixadas pelas estrias no corpo. Elas podem surgir após distensão excessiva ou abrupta da pele em diversas situações , como por exemplo, durante a adolescência e o crescimento do corpo; durante a gravidez ou mesmo pela mudança de peso e até mesmo na prática de exercícios.
Para todos os casos existem tratamentos para estrias realizados por especialistas. A recomendação é consultar um dermatologista para que ele indique o melhor procedimento estético. Lembre-se que cada corpo e pele são diferentes e, portanto, alguns procedimentos podem funcionar melhor que outros, para cada pessoa.
1. Peeling Químico
É considerado como um dos tratamentos para estrias mais rápidos e simples. Melhora o aspecto e a textura da pele (firmeza e elasticidade), suavizando as marcas. A função desse procedimento estético é o de estimular a pele via renovação celular. É importante consultar o médico dermatologista para que ele indique qual será a concentração e o tipo de químico ideal para o tratamento.
2. Tratamento para estrias com Ácido Glicólico
O ácido glicólico tem a capacidade de melhorar a coloração das estrias, assim como o tamanho em que elas apresentam. Apesar de não desaparecem, a manipulação dessa substância ajuda a esfoliar a pele, estimulando a produção de colágeno na região da derme.
Essa substância pode ser encontrada em cremes, com concentrações de até 10%; manipulados com concentrações maiores, dependendo do caso ou até mesmo em procedimentos estéticos como o de peeling químico, realizados em consultórios dermatológicos. Após a aplicação deve ser utilizado protetor solar no local, pois a pele estará mais sensível do que o de costume.
3. Tratamento para estrias com Ácido Retinoico
Esta substância pode ser aplicada na pele por meio de loções cremosas e, o uso constante promove a remoção das células mortas; produção de colágeno e regeneração da pele. A vantagem deste procedimento para estrias é que ele ajuda a uniformizar o tom, diminuindo a aparência das estrias na pele.
Por se tratar de um ácido é preciso ter cuidado com a pele para não manchar. Evitar a exposição solar é o ideal. Aproveite e conheça quais são os melhores protetores solar para cuidar da sua pele (do corpo e rosto) diariamente.
4. Tratamento para Estrias com Ácido Hialurônico
Com propriedades hidratantes e de estimulação da produção de colágeno, o tratamento permite o preenchimento dos espaços entre as células. Ele atua no processo regenerativo e aumenta a elasticidade da pele. Pode ser utilizado a partir de dermocosméticos ou mesmo por comprimidos.
5. Dermaroller (microagulhas)
Esse tratamento para estrias induz a produção de colágeno para a renovação da pele no local onde estão as marcas. As microagulhas penetram na superfície durante uma sessão que dura entre 30 e 60 minutos. O recomendado é que ela seja feita com intervalos de 15 dias e, em média, os resultados podem ser notados a partir da 5ª sessão.
Apesar de ser uma técnica segura e eficaz, não é recomendado para pessoas com dificuldades de cicatrização ou formação de queloides.
6. Microdermoabrasão
Este tratamento também estimula a produção de colágeno da pele e, além de suavizar as marcas das estrias, também melhora a firmeza da pele. O tratamento é feito com um aparelho que faz a sucção da pele, durante uma sessão de 15 minutos. Para que os efeitos sejam notados e positivos, o recomendado são pelo menos 3 sessões.
Assim como os demais tratamentos para estrias, é muito importante cuidar da pele e evitar a exposição ao sol. A pele fica sensível após os procedimentos e deve ser cuidada para que recupere.
7. Carboxiterapia
Este é um dos tratamentos para estrias que ajudam também a contornar o problema de flacidez da pele e gordura localizada. O procedimento estético regenera a pele, reorganiza as fibras e estimula a produção de elastina e colágeno.
A aplicação é feita de acordo com a necessidade de cada pessoa, por meio de aplicação de CO₂ ou Gás Carbônico medicinal por meio de uma agulha, diretamente na pele e/ou tecido adiposo.
8. Radiofrequência
Se você busca por tratamentos para estrias brancas (antigas) esse é o ideal, pois estimula a produção de colágeno e metabolismo celular a partir do aquecimento da pele. Em média são necessárias 15 sessões para que os resultados possam ser notados.
O procedimento estético de radiofrequência é muito similar ao de Laser CO₂ Fracionado que, por meio de ondas eletromagnéticas. Essa tecnologia permite o tratamento profundo e tem por objetivo a produção de fibroblastos.
Atenção! O tratamento não é indicado para grávidas ou pessoas que possuem marcapasso.
9. Tratamentos para estrias com laser ou luz pulsada
De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica (ASDS) o uso de laser e luz pulsada é ideal. De acordo com os especialistas, as sessões podem amenizar as marcas em até 60%. Além disso, o processo de cicatrização é mais rápido e natural, comparado com os demais tratamentos para estrias. Os mais comuns são:
Laser Fracionado: o mais indicado para as estrias brancas (antigas), pois os feixes de luz estimulam a produção de colágeno e, consequentemente, fortalecem as fibras que sustentam a pele. Apesar de ser eficaz e com resultado em poucas sessões, ele pode ser mais doloroso que os demais.
Luz Pulsada (laser não-ablativo): diferente do anterior, esse tratamento tem por objetivo promover a contração da pele. Com isso há o afinamento das linhas e imperfeições, melhorando a textura e uniformizando a pele. Ou seja, ele tem como foco as camadas mais superficiais da derme.
10. Camuflagem de estrias
Este tratamento para estrias é muito parecido com a técnica de tatuagem! Trata-se da pigmentação, com uma tonalidade próxima ao da pele. É um procedimento estético definitivo e pode causar desconforto durante a aplicação. Entretanto, é praticamente imperceptível ao olhar.
Cuidados durante os tratamentos para estrias
Todos os tratamentos para estrias devem ser indicados por um dermatologista! E lembre-se, cada pele pode reagir de forma diferente! Os resultados também dependem de fatores externos e cuidados após as sessões. É imprescindível o uso de protetor solar para evitar manchas nos locais.
Cada procedimento estético exige cuidados específicos que devem ser seguidos ao pé da letra, para garantir o sucesso! Como por exemplo, em alguns casos é necessário passar cremes específicos recomendados pelos profissionais. Eles podem ter a função de hidratar ou mesmo ajudar na cicatrização.
Existem tratamentos para estrias caseiros?
Sim, existem tratamentos caseiros usados empiricamente que podem melhorar o aspecto das marcas Eles são mais eficazes no tratamento de estrias vermelhas ou rosadas (recentes). Também é importante hidratar a pele diariamente, não só com cremes, mas, de dentro pra fora com a ingestão de água e assim evitar o surgimento de novas estrias.
Outra dica importante é o consumo de alimentos ricos em vitaminas e ou suplementos alimentares que ajudam a retardar o envelhecimento, deixando a pele bonita, promovendo a elasticidade e o viço da mesma. Não se esqueça de testar os produtos antes e evitar alergias e outros danos a pele..
Esfoliante caseiro para estrias
Você também pode promover a renovação celular por meio da esfoliação! Durante o banho passe cremes que tenham essa função para massagear o local. Desta forma as células mortas serão removidas. Para essa receita você vai precisar de apenas 2 ingredientes:
- Borra de café;
- Sabonete líquido (ou creme hidratante);
Basta misturar um punhado de borra de café com três colheres de sabonete ou creme e friccionar na região das estrias. O ideal é fazer até que a pele fique avermelhada e então lavar com água morna para abrir os poros. Em seguida pode ser aplicado um creme hidratante (veja a receita a seguir).
Esse tratamento tem por objetivo renovar as células do local.
Creme caseiro para estrias
Esta receita é ideal para ser aplicada na pele logo após a esfoliação ensinada acima. Para isso você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Hipoglós: 1 unidade;
- Creme Nívea: 1 unidade;
- Vitamina A: 1 ampola;
- Óleo de Amêndoas Doce: 100 ml.
Misture todos os ingredientes e coloque dentro de um recipiente de vidro esterilizado e com tampa, para ser guardado dentro da geladeira. A aplicação deve ser feita com movimentos circulares (massagem) para ser absorvido completamente pela pele.
Importante: A esfoliação pode ser feita, no máximo, 3 vezes por semana! Já o creme hidratante deve ser aplicado diariamente.
Cuidados especiais com a pele: especialista dá dicas para manter sua pele sempre saudável e bonita
Janaína Barros entrevista Priscila Narcizo, empresária na ramo na beleza. Confira dicas especiais para se ter uma pele incrível.