Entenda a importância da amamentação segura e seus benefícios

Compreender de forma definitiva e como colocá-la em prática, de fato, pode melhorar a qualidade de vida dos envolvidos

Você sabe o que é amamentação segura? Pois, por incrível que pareça, muitas mães, e até pais, acabam provocando problemas de saúde nos filhos por falta desse conhecimento. Por isso, hoje o SaúdeLAB preparou uma matéria para você compreender de forma definitiva a amamentação segura e como colocá-la em prática. Isso de fato pode melhorar a qualidade de vida dos envolvidos e evitar custos altos com leites artificiais.

Leia mais: 10 alimentos que ajudam a evitar as câimbras

bebê mamando na mãe
Tudo o que o bebê precisa nos primeiros seis meses está no leite materno – Fonte da imagem CAnva Pro

Amamentação segura

Você sabia que o mês dedicado à amamentação segura é o mês de Agosto, por isso já podemos nos preparar desde já para o chamado Agosto Dourado e para além dos dias.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), apenas o ato de alimentar o bebê com leite materno é suficiente para os primeiros seis meses de vida. Além disso, de acordo com a própria Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de seis milhões de vidas, por ano, são salvas graças à amamentação segura.

Mas o que é este conceito?

Vários dados comprovam o aleitamento materno como uma excelente prática, tanto para o bebê quanto para a mamãe. No caso dela, ajuda a evitar o câncer de ovário e o de mama, bem como a diabetes tipo 2. Além, é claro, de colaborar com o controle do peso e retorno do corpo no pós-parto de forma mais rápida, inclusive diminuição da barriga.

Já para o bebê, os benefícios são diversos. Além de diminuir a chance de obesidade também colabora para evitar diarreias e internações recorrentes. Sem contar o fato de a amamentação segura ajudar no desenvolvimento cognitivo, ou seja, ajuda no aprendizado diário ao longo da vida.

Por último, evita doenças, longas horas ou dias em filas de espera e hospitais. Assim, a amamentação segura vai além da alimentação. E, como vimos, os fatores positivos do aleitamento materno vão muito além disso, é benefício para uma vida inteira. 

Aproveite e leia sobre o Conheça os 3 exercícios para definir a barriga que você pode fazer sem sair de casa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação