Book Appointment Now
Beterraba pode na low carb? Conheça os segredos desse alimento para a dieta
A beterraba é, certamente, um dos alimentos cuja coloração é uma de suas características físicas mais marcantes. No entanto, além de embelezar a salada e dar cor aos pratos, esse vegetal é uma caixinha repleta de surpresas, pois é rico em nutrientes e muito benéfico para a saúde. Tendo isso em vista, a beterraba pode na low carb? Se você também tem essa dúvida, o SaúdeLab preparou esse artigo com todas as informações necessárias sobre o assunto.
Fique por dentro também dos benefícios que o consumo diário da beterraba garante para a saúde; afinal de contas, as propriedades presentes no alimento são diversificadas e ajudam em vários processos fisiológicos do nosso corpo.
Beterraba pode na low carb?
Uma dieta low carb visa a diminuição do consumo de carboidratos, sobretudo os carboidratos simples presentes em alimentos, como arroz, macarrão, pão, farinhas e diversos outros. Esse macronutriente importante para a saúde é ofertado de forma mais saudável em alimentos integrais, assim como em frutas, verduras e legumes.
Desse modo, investir numa dieta low carb é ter em mente que será necessário fazer algumas substituições ou até mesmo exclusões de algum ou outro alimento. Contudo, os especialistas sugerem que a retirada total de carboidrato da dieta não é tão interessante para a saúde, principalmente se for feita de forma abrupta, desacompanhada de um profissional (médico ou nutricionista) e por pessoas que têm diabetes.
Assim sendo, fica a dúvida sobre alguns alimentos serem ou não low carb; isto é, apresentarem seu índice de carboidratos reduzido. Nesse contexto, a beterraba pode na low carb? A resposta é sim! Contudo, assim como qualquer outro alimento, inclusive os saudáveis, ela deve ser consumida com cautela.
O que diz a tabele nutricional
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, elaborada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) e o Ministério da Saúde em 2011, para cada 100 gramas de beterraba, há as seguintes quantidades do nutriente:
- Beterraba cozida: 7,2 gramas de carboidratos;
- Crua: 11,1 gramas de carboidratos.
Portanto, é super indicado incluir a beterraba na dieta low carb, pois além do vegetal não ter um nível elevado de carboidrato, ele é rico em nutrientes interessantes e importantes para a saúde como um todo. Então, se você faz parte do grupo de pessoas que não é muito fã da beterraba, vale super a pena rever o conceito, visto que a beterraba é fonte de potássio, fósforo, cálcio e fibras.
Benefícios da beterraba
A beterraba é o tipo de alimento que não pode faltar em casa. Isso porque ela é muito versátil: é possível comer ela crua na salada, cozida, em preparos de bolinhos, sucos e muito mais.
Além disso, o vegetal é acessível economicamente, facilmente encontrado e muito satisfatório para o organismo, devido a enorme oferta de nutrientes poderosos. Assim sendo, conheça agora mesmo os principais benefícios da beterraba para a saúde.
Leia também: Como cozinhar beterraba sem que ela perca seus nutrientes e sabor? Confira!
Otimiza os treinos
Provavelmente esse é um dos benefícios mais conhecidos da beterraba e de fato, ele é real. O vegetal ajuda na redução da fadiga muscular ao mesmo tempo que dá mais força durante treinos de alta intensidade.
Dessa forma, ela ajuda a melhorar o rendimento e os resultados dos exercícios físicos, sendo perfeita para o pré-treino e auxiliando no ganho d emassa muscular.
Turbina o sistema imunológico
Defender o organismo contra infecções é com a beterraba mesmo. Rica em zinco, ela combate os radicais livres, melhorando o sistema imunológico e evitando o envelhecimento precoce, bem como evitando alguns tipos de doenças, como o câncer, principalmente os de pele e de fígado.
Veja também: 4 benefícios da beterraba para o cabelo e como usar; seus fios nunca mais serão os mesmos
Previne doenças degenerativas
Por conter uma alta taxa de antioxidantes, a beterraba ajuda na prevenção de doenças degenerativas, como o de Alzheimer. As vitaminas B e C encontradas no vegetal ajudam o sistema nervoso no sentido de evitar a deterioração dos neurônios. Por conta dos nitratos presentes no alimento – que oxigenam os tecidos – o consumo diário da beterraba também ajuda a prevenir doenças oculares causadas pelo envelhecimento, como a catarata.
Melhora a vida sexual
Outra ação da beterraba é dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de todos os músculos do corpo, inclusive dos dos órgãos genitais masculinos e femininos, na medida em que aumenta a irrigação na região e favorece, portanto, a relação sexual.
Ademais, a beterraba também é rica em boro, um poderoso mineral super importante na produção dos hormônios sexuais.
Ajuda no emagrecimento
Geralmente quem opta pela dieta low carb quer perder uns quilinhos ou se manter no peso atual. De qualquer modo, a beterraba é uma ótima aliada no processo, pois ajuda a emagrecer pelo fato de ser uma fonte natural de fibras. As fibras, por sua vez, garantem a sensação de saciedade por mais tempo e atuam no trato gastrointestinal, proporcionando melhor absorção e eliminação de parte das gorduras consumidas.
Controla a pressão arterial
Isso mesmo, por conta de sua ação vasodilatadora, a beterraba ajuda a fortalecer o coração, uma vez que facilita o trabalho do órgão ao mandar sangue para todo o corpo, devido ao relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos.
Outra vantagem é que sendo fonte de potássio, a beterraba auxilia no trabalho do músculo cardíaco para que ele trabalhe com eficiência, sem grandes esforços.
Vale destacar ainda que o consumo frequente da beterraba pode melhorar a saúde e o aspecto do cabelo, ajuda nos primeiros meses de gestação por ser rica em ácido fólico, melhora a saúde intestinal e ajuda a prevenir a anemia, pois apresenta uma grande quantidade de ferro.
Leia ainda: 12 opções de legumes e verduras para dieta low carb: veja como consumir corretamente
Conhece a SPIRULINA? Será que ela EMAGRECE? Veja agora quais seus principais BENEFÍCIOS
Devido aos seus inúmeros benefícios à saúde, muitas pessoas têm perguntado se a spirulina emagrece. Uma vez que, ela é uma fonte excelente de proteínas, vitaminas e minerais. Além de outros nutrientes antioxidantes.