Após raio cair próximo de casa, professora sofre parada cardíaca; entenda os perigos dos raios

A mulher morreu depois que os raios atingiu bambuzal e ocasionou uma descarga elétrica

Durante a chuva que ocorreu na área rural de Formiga, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, um raio atingiu um bambuzal. Contudo, próximo ao local uma professora de 53 anos morreu, pois, sofreu uma parada cardíaca em decorrência da descarga elétrica. Sendo assim, o SaúdeLab de hoje explica os perigos dos raios.

Professora morre após raio atingir bambuzal

A professora Rita Inês Cunha, de 53 anos sofreu duas paradas cardíacas, e faleceu depois que um raio atingiu muito próximo da sua casa. O incidente aconteceu na última terça-feira (29/11), a mulher chegou a ser socorrida mas ela não resistiu. 

Antes de mais nada, a mulher morava em uma casa perto de uma moita de bambu, o bambueiro é muito alto e com isso atraiu o raio. De acordo com familiares, a descarga elétrica foi atraída para casa de Rita, que ficou assustada com o pouco de energia que recebeu, visto que o raio não atingiu diretamente. 

A princípio, ela desmaiou e teve uma parada cardíaca, os vizinhos chamaram o Corpo de Bombeiros que a levaram para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Formiga. No local ela teve a segunda parada cardíaca e faleceu. 

A princípio, Rita morava em Albertos, que fica a 15 km de Formiga, era professora da Escola Estadual Professora Jacira dos Santos Valadão e na Escola Municipal de Albertos.

Leia também: Meningite pode levar a morte ou deixar sequelas; conheça os primeiros sintomas

Quais os perigos do raios e trovões?

Nesse sentido, saiba que durante esta época do ano, aumenta o volume de chuvas e tempestades por conta da chegada do verão. Entenda que o Brasil é o maior país tropical do mundo, e os trópicos têm um clima que é mais suscetível a tempestades.

Sendo assim, 300 brasileiros são atingidos por ano, e um de cada três acidentes são fatais, como o caso de Rita. No entanto, como podemos evitar que este tipo de incidente ocorra?

Antes de tudo, tem alguns locais mais propícios como a zona rural. Um levantamento publicado pela revista Super Interessante, revela que grande parte das vítimas são homens que trabalham a céu aberto em atividades ligadas ao agronegócio.

Sendo assim, o local mais propício de ser atingido por um raio. Em segundo lugar é dentro de casa, geralmente os raios caem próximos das residências. A descarga elétrica chega dentro de imóvel através da rede elétrica e telefônica. Outros pontos são árvores, e próximos de corpos d’água, como praias, margem do rio, represas, cachoeiras e piscinas. 

Uma maneira de se prevenir é instalar em casa para-raios, que vai impedir que a descarga chegue através de antenas. Além disso, por mais que os raios atinjam as nossas casas, o ideal é se abrigar em casa durante uma tempestade. 

Evite sair de casa, e jamais retire e coloque roupas durante uma tempestade, fique longe de cercas, alambrados, linhas telefônicas e estruturas metálicas. Matérias inflamáveis também são pontos que vão atrair eletricidade. 

Além disso, se estiver dentro do carro, permaneça. Não tente sair, se tiver na rua busque abrigo no interior dos edifícios, não fique em locais altos. Busque abrigo em lugares baixos. 

Saiba também: Homem de 62 anos é dado como morto e é encontrado respirando na funerária

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação