Dor na panturrilha é grave? Descubra o que pode ser e o que fazer

Saiba possíveis motivos para dores

A dor na panturrilha pode ter inúmeros motivos, graves ou não. Portanto, é importante saber quais são eles para investigar a causa e tratá-la adequadamente. Não por acaso, a panturrilha (ou batata da perna) é conhecida como segundo coração. Ela é importante para a circulação sanguínea e para a saúde cardíaca. Continue lendo e veja, no SaúdeLab, os possíveis motivos para as dores e o que fazer para aliviá-las e como tratá-las. Assim, garanta sua saúde e bem-estar!

Conheça os possíveis motivos para dor na panturrilha, sintomas e o que fazer

A dor nessa região das pernas pode ter causas diversas e, por isso, investigá-las é essencial. Sempre que ela durar por 3 dias ou mais, é essencial que se procure um médico. Afinal, somente ele poderá realmente estabelecer os motivos reais das dores e como tratá-las. Conheça, abaixo, algumas possíveis explicações para o incômodo nas panturrilhas.

1 – Exercícios físicos

Uma das principais causas para a dor na panturrilha é em razão de exercícios físicos intensos e que exijam muito esforço da região. Por exemplo, corridas, ciclismo e musculação. Neste caso, as dores costumam ir embora em pouco tempo. É possível aliviá-las com alongamentos e massageando a região com cremes relaxantes.

Veja também: O que é artrose e quais as causas? Tem tratamento? Descubra agora

2 – Varizes

Outro dos principais motivos da dor na panturrilha são as varizes, que decorrem da má circulação e causam inchaço nas veias. Dentre os tratamentos estão a prática de exercícios e o uso de meias elásticas. Igualmente, existem tratamentos médicos para eliminar as varizes. Eles incluem cirurgias, laser e escleroterapia.

3 – Dor na panturrilha por trombose

Aqui estamos diante de uma condição mais grave. A trombose decorre da má circulação sanguínea e é caracterizada por inchaço, vermelhidão e rigidez da região. Neste caso, é imprescindível procurar um médico o mais rápido possível. O tratamento inclui, geralmente, medicamentos anticoagulantes, mas pode exigir cirurgias.

4 – Gravidez

A dor na panturrilha (assim como nos pés e em outras regiões das pernas) é comum durante a gravidez. Portanto, gestantes tendem a lidar com esse incômodo, que decorre das alterações hormonais que causam inchaços. Alongamentos, meias elásticas, pequenas caminhadas e a elevação dos pés durante o sono ou períodos de descanso estão dentre os hábitos que podem aliviar a situação. Além disso, incluir alimentos ricos em potássio no cardápio também é uma boa solução.

5 – Cisto de Baker pode causar dor na panturrilha

As dores nas panturrilhas também podem ser um indicativo de cisto de Baker. Neste caso, é comum que surja uma bolinha na parte de trás dos joelhos. Dela é que irradiam as dores. Além do tratamento médico, que pode indicar a necessidade de sessões de fisioterapia, compressas com gelo e meias de compressão também podem auxiliar.

6 – Rompimento de tendões

Por fim, saiba que a dor na panturrilha pode indicar o rompimento do tendão de Aquiles. Contudo, neste caso as dores são intensas e há alta dificuldade para caminhar. Nesta hipótese, deve-se procurar um médico imediatamente e cirurgias ou engessamento podem ser necessários.

Veja mais: Coração Fraco? Conheça 6 sinais preocupantes de insuficiência cardíaca

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação