Quer dormir bem? Então não coma esses 10 alimentos

Confira essa lista de comidas que precisam ser evitadas antes de ir dormir

Dormir é uma das necessidades básicas do nosso corpo. Somente através dessa atividade, e de muitos outros processos, que o organismo consegue manter seu funcionamento. Contudo, infelizmente o sono é algo que pode ser perturbado por diversos fatores, incluindo a alimentação. Sendo assim, o SaúdeLab vai te apresentar os 10 alimentos que não devem ser consumidos a noite, pois dificultam o sono.

De maneira geral, a nossa alimentação afeta nosso corpo de diversas formas. Através dos nutrientes, a comida que ingerimos pode tanto beneficiar quanto prejudicar os diferentes órgãos e sistemas do organismo. Isso inclui prejuízos e benefícios para o nosso sono,

Como os alimentos podem afetar o sono?

Conforme fora dito, os nutrientes presentes nas nossas comidas podem causar consequências variadas no corpo. No caso do sono, existem substâncias que podem fazer com que fiquemos mais despertos, impedem nosso sistema de se “desligar” para dormir, ou apenas prejudicam consideravelmente a qualidade do nosso sono. Por exemplo, existem pessoas que não conseguem ou demoram muito para dormir, ou que ficam desconfortadas a noite.

Por outro lado, há também alimentos que podem ter justamente o efeito contrário. Ou seja, dependendo do que você come, pode ser que você consiga dormir com mais facilidade, ou ter uma noite de sono melhor, fazendo com que você acorde muito mais disposto e com a sensação de bem-estar.

Leia mais: Exercícios de respiração para ansiedade: FAÇA ANTES DE DORMIR

Principais alimentos que dificultam o sono

  1. Chás com cafeína: certos tipos de chás são conhecidos por melhorar o nosso sono. Contudo, dependendo do chá, pode ser que ele contenha cafeína ou alguma substância diurética, e ambos atrapalham o sono. Neste caso podemos incluir o chá mate e o chá verde. No entanto, outros chás podem e devem ser consumidos antes de dormir, como é o caso do chá de mulungu e chá de camomila.
  2. Alimentos picantes ou muito temperados: o excesso de condimentos em uma comida também dificulta consideravelmente a digestão, e consequentemente o sono.
  3. Feijoada: no geral, alimentos gordurosos dificultam o sono pois a digestão deles leva mais tempo. Logo, a feijoada, que costuma ser bem gordurosa, pode prejudicar a qualidade do sono a noite.
  4. Frituras: assim como a feijoada, frituras feitas no óleo também são bem gordurosas. Logo, elas não são uma boa opção para quem quer ter uma boa noite de sono.
  5. Carnes vermelhas: tanto a gordura quanto as fibras desse tipo de carne levam mais tempo para serem digeridas.
  6. Café: por ser uma bebida já muito conhecida por nos manter despertos, o café pode fazer com que você tenha dificuldades para pegar no sono, ou até mesmo de mantê-lo, deixando a pessoa com sono leve.
  7. Chocolate: por incrível que pareça, o chocolate possui uma certa quantidade de cafeína, especialmente os mais escuros. Ademais, ele também pode conter gorduras, e, portanto, é importante evitá-lo na hora de dormir.
  8. Refrigerantes: além de muitas vezes conterem cafeína, eles também são muito gasosos e ácidos, funcionando com uma verdadeira bomba para o sistema digestivo a noite.
  9. Frutas cítricas: também pelo motivo da acidez, frutas como o limão e laranja não são uma boa ideia de comida antes de ir dormir.
  10. Bebidas alcóolicas: apesar de muitas pessoas ficarem mais dormentes ou cansadas quando bebem álcool, a substância piora muito a qualidade do sono, visto que ela mantêm o sistema nervoso muito ativo.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais conteúdo! Clique aqui!

Quais alimentos podem beneficiar o sono?

Conforme fora dito, certos tipos de chá podem ser bons para sua noite de sono, assim como um bom copo de leite quente.. Contudo, no caso de refeições, o ideal é optar por fontes de proteínas leves, como carnes de frango e peixe, e vegetais.

Leia mais: Conheça 3 óleos essenciais perfeitos para relaxar e dormir bem

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação